APRENDER SE DIVERTINDO E BRINCANDO
“ “A gente aprende brincando e nós aprendemos a dividir, ganhar e perder e nós podemos descobrir o mundo da imaginação.”
Ana Clara Peterle e Martina Selau | aluno(a)
“ “Percebe-se que um dos objetivos do Programa é ser um aliado dos professores no processo de aprendizagem. Através de uma metodologia de ensino por projetos, desta forma, estimulando a interdisciplinariedade e a cooperação. O projeto desenvolvido neste ano pela professora do 2º ano tem na sua essência a ludicidade no processo de alfabetização. O projeto proporciona momentos de percepções únicas, destacando que o lúdico ajuda na alfabetização.”
Andréia Sirtuli Sommer | responsável
Pergunta Exploratória
Enquanto as crianças brincam, jogam, ouvem histórias, elas aprendem?
Expedição Investigativa
Expedição na biblioteca com livros livres, sala de jogos e biblioteca da escola, observando jogos pedagógicos, livros e brinquedos que despertem maior interesse, buscando a compreensão das letras e números de uma forma divertida e prazerosa.
Objetivos
- Utilizar recursos concretos para o melhor desenvolvimento das competências e habilidades na construção da escrita, instigando as potencialidades do aluno na compreensão da leitura e escrita.
-Desenvolver a curiosidade na descoberta da leitura e escrita de forma mais prazerosa.
-Desenvolver o gosto pela leitura a partir da diversidade de textos e jogos, histórias, brincadeiras, atividades lúdicas diversificadas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, escola e comunidade em geral, bibliotecária...
Articulação com o currículo
- Reconhecimento das letras do alfabeto, formação de palavras e frases.
- Produção textual, leitura e dramatização, conto de histórias através de apresentação e também registros, jogos e brincadeiras envolvendo as letras, sílabas e palavras.
- atividade com a sacola viajante envolvendo os pais na leitura das histórias e registro dos textos.
-Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações,
-sequencias envolvendo números
-jogos desenvolvendo o raciocinio lógico
- reconhecimento dos numerais escrita e quantidade
-Noção de quantidade, unidade dezena e centena, dúzia e dezena , ordem (mais e menos) (maior e menor) (muito,pouco)
- interpretação oral e escrita.