Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDER SE DIVERTINDO E BRINCANDO “A gente aprende brincando e nós aprendemos a dividir, ganhar e perder e nós podemos descobrir o mundo da imaginação.”
Ana Clara Peterle e Martina Selau | aluno(a)
“Percebe-se que um dos objetivos do Programa é ser um aliado dos professores no processo de aprendizagem. Através de uma metodologia de ensino por projetos, desta forma, estimulando a interdisciplinariedade e a cooperação. O projeto desenvolvido neste ano pela professora do 2º ano tem na sua essência a ludicidade no processo de alfabetização. O projeto proporciona momentos de percepções únicas, destacando que o lúdico ajuda na alfabetização.”
Andréia Sirtuli Sommer | responsável
Pergunta Exploratória

Enquanto as crianças brincam, jogam, ouvem histórias, elas aprendem?

Expedição Investigativa

Expedição na biblioteca com livros livres, sala de jogos e biblioteca da escola, observando jogos pedagógicos, livros e brinquedos que despertem maior interesse, buscando a compreensão das letras e números de uma forma divertida e prazerosa.

Objetivos

- Utilizar recursos concretos para o melhor desenvolvimento das competências e habilidades na construção da escrita, instigando as potencialidades do aluno na compreensão da leitura e escrita.
-Desenvolver a curiosidade na descoberta da leitura e escrita de forma mais prazerosa.
-Desenvolver o gosto pela leitura a partir da diversidade de textos e jogos, histórias, brincadeiras, atividades lúdicas diversificadas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, escola e comunidade em geral, bibliotecária...

Articulação com o currículo

- Reconhecimento das letras do alfabeto, formação de palavras e frases.
- Produção textual, leitura e dramatização, conto de histórias através de apresentação e também registros, jogos e brincadeiras envolvendo as letras, sílabas e palavras.
- atividade com a sacola viajante envolvendo os pais na leitura das histórias e registro dos textos.
-Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações,
-sequencias envolvendo números
-jogos desenvolvendo o raciocinio lógico
- reconhecimento dos numerais escrita e quantidade
-Noção de quantidade, unidade dezena e centena, dúzia e dezena , ordem (mais e menos) (maior e menor) (muito,pouco)
- interpretação oral e escrita.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. DARVILE DALL´ OGLIO

Diretor
Patricia Nazzari

Turma
2º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
10

Educadores
Odete Biasi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Trabalhar com projetos é prazeroso, pois instiga o aluno a se desafiar e buscar as respostas através das atividades desenvolvidas. O envolvimento do aluno nas atividades faz com que ele se torne parte do processo, além de sair da rotina que produz o enriquecimento e diversidade de atividades”.
Odete Biasi | Professor(a)