VIVA LEGAL E CUIDE DE SEU CORPO
“ “Eu gostei desse projeto porque é legal, vai ser divertido, vamos aprender a tomar banho, lavar as mãos quando usar o banheiro e antes de comer. Fizemos brincadeiras e músicas engraçadas. Adorei ir até a UBS e na escola fazer nossa investigação, porque foi muito divertido e aprendemos muitas coisas legais sobre o nosso corpo”.
Maria Eliza Baldissera | aluno(a)
“ “Achamos muito importante trabalhar os hábitos de higiene com as crianças desde pequenas, para que elas aprendam a cuidar da saúde e higiene do seu corpo tendo uma vida saudável. Realizar acompanhamento médico periódico e manter as vacinas em dia é indispensável para ter boa saúde. Bons hábitos de higiene e acompanhamentos adequados são essenciais para o bom desenvolvimento da criança que deve ser orientada em especial pela família”.
Carla Blanger | responsável
Pergunta Exploratória
O que meu corpo precisa para viver bem?
Expedição Investigativa
Expedição até a escola Dr. Darvile Dall` Oglio onde as crianças irão ao laboratório observar o torso humano conhecendo todas as partes do corpo e também na UBS fazer a pesagem e medida de cada um e justamente conhecer a mesma.
Objetivos
Perceber que a higiene corporal é de suma importância, é uma necessidade vital, através de atividades práticas e lúdicas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do pré e jardim, pais, comunidade escolar, professores, palestrantes do posto de saúde.
Articulação com o currículo
Linguagens: percepção corporal, motricidade fina e grossa, percepção visual e sensorial, cantigas de roda, brinquedos com sucata, brincar de salão de beleza com penteados e maquiagem, contorn do corpo das crianças indentificando suas partes, músicas diversas.
Ciências Humanas: Corpo humano: partes, necessidades vitais. Peso. Altura. Esquema corporal.
Ciências da Natureza: higiene do corpo, visualização no espelho mostrando as partes do corpo. Vacinas.
ESTRATÉGIAS
Roda de conversa, músicas (sapo não lava o pé, usando o nome da criança, samba lelê, higiene já, meu lanchinho, Galinha Pintadinha, Patati e Patatá, cabeça, ombro....)
Pintura, recorte e colagem de objetos de higiene, cartazes, construção de bonecos de sucata e massa de pão, dar banho nos bonecos, vestir e arrumar cabelo, como usar o vaso, lavar as mãos, ouvidos, nariz e corte de unhas.
Histórinhas e contos de fada, quebra-cabeça do corpo humano
Palestra, cartão das vacinas, folder sobre os piolhos, boneco Zé Gotinha.