Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ser Diferente é Legal “Acho legal a gente falar sobre como somos diferentes, pois quando fizemos alguma coisa de errado ou ofendemos alguém, a gente já vai logo pedindo desculpas e fica tudo bem, eu entendo que somos diferentes e temos que respeitar a todos os colegas todos os dias”.
Alice Taufer Perin | aluno(a)
“Eu acho esse tema importante porque ser diferente é algo normal, pois cada um possui hábitos diferentes e devemos respeitá-los, sempre. Apesar de vivermos em uma sociedade onde a desigualdade social é muito presente e o preconceito faz parte cada dia mais das nossas vidas, percebi que minha filha está olhando com outros olhos a realidade das pessoas com quem convive e tendo consciência de que vivemos em uma sociedade com pessoas diferentes, mas mesmo assim cada um é especial do jeito que é”.
Eliane Taufer | responsável
Pergunta Exploratória

Todos nós somos do mesmo jeito?

Expedição Investigativa

Contação da história: Menina bonita do laço de fita, embaixo de uma árvore no pátio da escola. Dinâmica do espelho. Reflexão.

Objetivos

- Perceber a importância do respeito às diferenças e solidariedade humana, objetivando um melhor convívio social, reconhecendo as dificuldades enfrentadas por deficiente, contribuindo para uma visão de sociedade justa sem preconceitos;
- Refletir sobre o bullying, como algo prejudicial ao convívio escolar, estimulando a afetividade e o cuidar do outro.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, sendo, alunos através de rodas de conversa e atividades direcionadas. Pais através das pesquisas e investigação. Professores que estarão norteando todo trabalho. Equipe diretiva que coordenará o projeto e dará o suporte necessário. Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizará de uma psicóloga para palestrar com as crianças sobre as diferenças.

Articulação com o currículo

Ciências: partes do corpo, no autoretrato onde serão observadas as semelhanças e diferenças de cada um.
Matemática: gráficos das preferências, das cores, dos alimentos.
Português: produção de frases e textos sobre as diferenças.
Geografia: relações entre as pessoas e a importância de construir uma boa relação entre si.
História autoretrato, noção do eu e do outo, registro de experiências pessoais e da comunidade.
Artes Visuais: desenho de cartazes, outoretrato, pintura em painéis para apresentação posterior.
Educação Física: música de apresentação final onde os alunos tarão a apresentação da música da Xuxa.
Religião: importância de valorizar a si e mesmo e ao outro, percebendo as diferenças físicas não altera a nossa “essência” e jamais devemos apelidar um colega, devemos amar e respeitar como ele é.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão Hirsch

Diretor
Cleunice Colombelli

Turma
2º /3º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos
9

Educadores
Clenir Maria dos Santos Torriani

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A escola, por si só já é um espaço diversificado de desenvolvimento humano, e de aprendizado, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, regras, valores que é permeado por conflitos, problemas e diferenças, visando respeitar as limitações e potencialidades de cada um que este projeto foi elaborado. A escolha do tema surgiu de uma necessidade em promover um respeito às diferenças entre a turma, por isso o envolvimento por parte dos alunos está sendo de fundamental importância”.
Clenir Maria dos Santos Torriani | Professor(a)