Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

COMPREENSÃO DE TEXTO: UM DESAFIO NA SALA DE AULA “Essas atividades são legais porque aprendemos diferentes tipos de texto. Achei as atividades divertidas por ajudar a melhorar nosso entendimento e nossa ortografia.”
Sofia Tayana Pasa | aluno(a)
“Acho este projeto muito importante, visto que sem compreender e interpretar o aluno apresentará dificuldades em todas as disciplinas e em seu dia a dia, já que não conseguirá entender uma notícia, não resolverá uma situação problema no trabalho, nem conseguirá entender a história de um bom livro.”
Marciane Remor | responsável
Pergunta Exploratória

Por que temos tanta dificuldade em compreender e interpretar textos? Qual a importância desta habilidade?

Expedição Investigativa

Momento de apreciação de leitura com diversos gêneros textuais, onde os alunos serão desafiados a colocar suas dificuldades em relação ao entendimento através de perguntas. Os alunos irão trabalhar em grupos e depois apresentarão para a turma seu entendimento do texto, os demais alunos poderão fazer perguntas que deverão ser respondidas pelo grupo que está apresentando. Ao final fazer uma reflexão acerca do que mais os desafiou durante a atividade.

Objetivos

Aperfeiçoar a interpretação textual, desenvolvendo a criatividade interpretativa e a intertextualidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos das turmas do 6º ano, professores, direção, bibliotecária, pais dos alunos.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa;
Gêneros textuais;
Linguagem Verbal e não verbal;
Texto literário e não-literário;
Intertextualidade.

ESTRATÉGIAS
Desafios de interpretação;
Comparação de textos;
Dinâmicas de elaboração de opinião apartir de textos;
Interpretação de texto e apresentação para discução em sala de aula.
Leitura e análise de texto.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Schreiner

Turma
6º ano B Ensino Fundamental

Número de alunos
13

Educadores
Simone Toniazzo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Se percebe uma grande dificuldade dos alunos em compreender o que leem, mesmo sendo um grupo de alunos que demonstra interesse pela leitura. Quando provocados a refletir sobre o que leram demonstram dificuldade em relacionar os contextos. O desenvolvimento da criatividade interpretativa, da intertextualidade dentre outros aspectos interpretativos irão colaborar para facilitar a assimilação dos conteúdos muito além da Língua Portuguesa.”
Simone Toniazzo | Professor(a)