O BRINCAR E O APRENDER NO UNIVERSO INFANTIL
“ “Gosto muito de brincar porque é uma diversão. Gosto de brincar de boneca, de bicicleta e gosto de brincar com minhas colegas”.
Ana Julia Ceron | aluno(a)
“ “É através das atividades lúdicas como o jogar, o brincar que a criança desperta seu interesse em aprender. Brincando a criança aprende e se desenvolve. É através do lúdico que a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior.
Por isso é de suma importância o lúdico estar presente nas atividades planejadas pelos educadores. É por meio deste universo que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar, entre outros”.
Mônica Rossetto | responsável
Pergunta Exploratória
É bom brincar? Gosta de brincar de quê?
Expedição Investigativa
Sala/pátio- Circuito de brinquedos com materiais alternativos (caixinha, rolinho, latinhas, garrafas pet, etc)
Objetivos
Envolver-se em diferentes brinquedos e brincadeiras, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, para adquirir autonomia, socialização, desenvolvendo potencialidades e conhecendo seus limites.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto terá envolvimento dos alunos do Pré B, professora da turma, professora auxiliar, professora de educação física, direção e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
- Socialização;
- Psicomotricidade ampla e fina;
- Esquema corporal;
- Faz de conta;
- Hábitos, atitudes e valores;
- Noção de tempo e espaço;
- Quantidades, sequência;
- Raciocínio lógico;
- Noção de número e quantidade;
- Concentração e memorização;
- Equilíbrio, agilidade e velocidade;
- Percepção visual, auditiva e tátil.