LENDO, IMAGINANDO E RECRIANDO AS OBRAS DE PABLO MORENNO
“ “A leitura é importante para o conhecimento, para o desenvolvimento da escrita e para escrever bons textos ela desenvolve a criatividade e imaginação”
Thiago Inocente | aluno(a)
“ “A leitura auxilia na aprendizagem e desenvolve a formação de ideias e opiniões, caráter, personalidade e com isso traz benefícios para a produção de textos. A prática da leitura é fundamental para o bom desenvolvimento na vida escolar sendo esta uma prática essencial na vida cotidiana”.
Roberta Inocente | responsável
Pergunta Exploratória
Será possivel estimular a leitura, a imaginação e a produção textual na escola, vivenciando obras literárias e tendo o contado direto com o escritor?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu de diversas formas: pesquisa na biblioteca municipal da escola e na sala de aula, através de leitura e levantamento bibliográfico do autor Pablo Morenno e de suas obras.
Objetivos
Propiciar um estímulo à leitura para uma melhora na habilidade escrita dos alunos, a partir de obras literárias do autor Pablo Morenno mostrando que é possível formar cidadãos críticos, criativos, pensantes e autores de sua própria história.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem é formada por alunos, professores, direção, coordenação, funcionários, pais e o escritor Pablo Morenno da cidade de Passo Fundo.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura, oralidade, compreensão e interpretação textual;
Podução textual;
Gêneros textuais variados;
Vocabulário;
Dramatizção;
Linguagem oral e escrita;
Sinais de pontução;
Características dos textos;
Organização textual.
ESTRATÉGIAS
Leituras de Obras do autor Pablo Morenno;
Reeleitura das obras;
Técnicas de produção textual;
Pesquisa sobre o autor;
Criação de personagem;
Recriação de histórias;
Confecção de livros;
Jogos para produção textual;
Producão de diversos textos (narrativos, poesias, crônicas, dissertativos etc..)
Palestra com escritor;
Feirinha dos Livros do autor na apresentação do projeto.