Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A DIVERSIDADE NO BRINCAR “Para as crianças se desenvolverem de forma saudável as brincadeiras nos primeiros anos de vida são indispensáveis. Aprendeadesenvolver a criatividade, de ter iniciativa, seguir regras, deganhar e perder. A brincadeira na vida das crianças é de fundamental importância, nós como pais gostaríamos que nosso filho crescesse em um mundo de tecnologias como é hoje, porém tivesse as mesmas experiências que nós tivemos quando crianças”.
Cássia Renata Baruffi Iorkoski | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo e afetivo?

Expedição Investigativa

Oficina com diferentes brinquedos.

Objetivos

Vivenciar os diferentes momentos com brinquedos e brincadeiras, ampliando as possibilidades de aprendizagem e ludicidade, contribuindo no desenvolvimento da comunicação, criatividade, socialização e conhecimento do mundo que a cerca.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto terá envolvimento dos alunos do Pré A, famílias, professora, direção e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Movimento:
• Movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
• Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.
•Socialização
•Psicomotricidade.
•Registro.
Natureza e Sociedade:
• Brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Música:
• Movimentos corporais.

Artes:
• Espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.


Linguagem Oral e Escrita:
• Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
• Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
• Participação em situações cotidianas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Sílvia Negri Schreiner

Turma
Educação Infantil: PRÉ A

Número de alunos
20

Educadores
Tatiana Fabiéli Casanova Frank e Glaucia Salete Ceron

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Pretendo com este projeto aumentar o repertório de brinquedos e brincadeiras infantis, fazendo com que as crianças participem de situações de socialização.Por se tratar de um tema que atinge as crianças de maneira agradável e compreendendo a escola como uma instituição capaz de redescobrir e reconstruir o gosto pelo lúdico,possibilitará todo o resgate do brincar enquanto estímulo maior ao desenvolvimento intelectual”.
Tatiana Fabiéli Casanova Frank | Professor(a)