A DIVERSIDADE NO BRINCAR
“ “Para as crianças se desenvolverem de forma saudável as brincadeiras nos primeiros anos de vida são indispensáveis. Aprendeadesenvolver a criatividade, de ter iniciativa, seguir regras, deganhar e perder. A brincadeira na vida das crianças é de fundamental importância, nós como pais gostaríamos que nosso filho crescesse em um mundo de tecnologias como é hoje, porém tivesse as mesmas experiências que nós tivemos quando crianças”.
Cássia Renata Baruffi Iorkoski | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo e afetivo?
Expedição Investigativa
Oficina com diferentes brinquedos.
Objetivos
Vivenciar os diferentes momentos com brinquedos e brincadeiras, ampliando as possibilidades de aprendizagem e ludicidade, contribuindo no desenvolvimento da comunicação, criatividade, socialização e conhecimento do mundo que a cerca.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto terá envolvimento dos alunos do Pré A, famílias, professora, direção e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Movimento:
• Movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
• Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.
•Socialização
•Psicomotricidade.
•Registro.
Natureza e Sociedade:
• Brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Música:
• Movimentos corporais.
Artes:
• Espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
• Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.
Linguagem Oral e Escrita:
• Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
• Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
• Participação em situações cotidianas.