EDUCAÇÃO INFANTIL: ENQUANTO EU BRINCO EU APRENDO
“ “Eu gosto de brincar muito. Com meus pais, avós, dindos e meus coleguinhas. Gosto de brincar com meus brinquedos, bicicleta, cachorrinhos, ouvir histórias, cantar e montar joguinhos”.
Miguel Sbeghen Pinheiro | aluno(a)
“ “As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, para que elas aprendam a brincar juntas para dividir os brinquedos, convivendo assim com crianças diferentes, respeitando suas ideias, pois as brincadeiras ajudam a estimular a imaginação, a comunicação, a atenção e possibilita o processo da aprendizagem, regras e limites”.
Karien Corso Passinato | responsável
Pergunta Exploratória
Você gosta de brincar?
Expedição Investigativa
Na sala de aula, diferentes oportunidades para brincar.
Objetivos
-Vivenciar o processo do brincar com a criança, compreendendo o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, bem como a utilização da brincadeira como ferramenta pedagógica.
-Tornar os dias de vinda na escola em momentos de ludicidade e aprendizagem a partir do brincar, tendo como principios a socialização e a descoberta do novo, bem como a importância da criança aprender brincando.
-Valorizar cada criança em sua individualidade.
Comunidade de Aprendizagem
Escola e família.
Professores e alunos da Educação Infantil.
Articulação com o currículo
Linguagem oral, histórias, socialização e integração.
Formas, cores e tamanhos,
Manuseio de livros, revistas e jornais.
Nomear objetos, cores, seriação, classificação e contagem.
Movimentos de imitar,
Discriminar sons, manuseio de livros, revistas, recortes.
Linguagem corporal, desenvolvimento fisico e psicomotricidade.
Linguagem matemática: Contagem.
Jogo simbólico, Coordenação motora, expressão corporal
Cuidado com o corpo. Diversidade.
Brincadeiras de hoje/ontem.
ESTRATÉGIAS
Jogos, empilhar, encaixar, puxar, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas. Desenhar o brinquedo que mais gosta. Confecção livrinho.
Cartazes, pinturas, desenhos, massa de modelar.
Músicas, histórias, filmes, figuras, livros, cantos, leituras, materiais concretos.
Colagem, conversas, sucatas, contagem.
Adaptação na escola. Diferentes tipos de brincadeiras.
Fantoches. Resgate de brincadeiras antigas( amarelinha, peteca etc. )
Cantigas.
Brinquedos feitos com sucatas.