Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EDUCAÇÃO INFANTIL: ENQUANTO EU BRINCO EU APRENDO “Eu gosto de brincar muito. Com meus pais, avós, dindos e meus coleguinhas. Gosto de brincar com meus brinquedos, bicicleta, cachorrinhos, ouvir histórias, cantar e montar joguinhos”.
Miguel Sbeghen Pinheiro | aluno(a)
“As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, para que elas aprendam a brincar juntas para dividir os brinquedos, convivendo assim com crianças diferentes, respeitando suas ideias, pois as brincadeiras ajudam a estimular a imaginação, a comunicação, a atenção e possibilita o processo da aprendizagem, regras e limites”.
Karien Corso Passinato | responsável
Pergunta Exploratória

Você gosta de brincar?

Expedição Investigativa

Na sala de aula, diferentes oportunidades para brincar.

Objetivos

-Vivenciar o processo do brincar com a criança, compreendendo o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, bem como a utilização da brincadeira como ferramenta pedagógica.
-Tornar os dias de vinda na escola em momentos de ludicidade e aprendizagem a partir do brincar, tendo como principios a socialização e a descoberta do novo, bem como a importância da criança aprender brincando.
-Valorizar cada criança em sua individualidade.

Comunidade de Aprendizagem

Escola e família.
Professores e alunos da Educação Infantil.

Articulação com o currículo

Linguagem oral, histórias, socialização e integração.
Formas, cores e tamanhos,
Manuseio de livros, revistas e jornais.
Nomear objetos, cores, seriação, classificação e contagem.
Movimentos de imitar,
Discriminar sons, manuseio de livros, revistas, recortes.
Linguagem corporal, desenvolvimento fisico e psicomotricidade.
Linguagem matemática: Contagem.
Jogo simbólico, Coordenação motora, expressão corporal
Cuidado com o corpo. Diversidade.
Brincadeiras de hoje/ontem.
ESTRATÉGIAS
Jogos, empilhar, encaixar, puxar, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas. Desenhar o brinquedo que mais gosta. Confecção livrinho.
Cartazes, pinturas, desenhos, massa de modelar.
Músicas, histórias, filmes, figuras, livros, cantos, leituras, materiais concretos.
Colagem, conversas, sucatas, contagem.
Adaptação na escola. Diferentes tipos de brincadeiras.
Fantoches. Resgate de brincadeiras antigas( amarelinha, peteca etc. )
Cantigas.
Brinquedos feitos com sucatas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
Educação Infantil: Maternal B

Número de alunos
11

Educadores
Onilde Comin Nogueira e Iracema Schimdt

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A brincadeira é muito importante, pois favorece o aprendizado. Brincando a criança desenvolve os aspectos cognitivo, afetivo, motor e social. Enquanto brinca, a criança cria situações imaginárias, expressa seus sentimentos, conflitos e seu conhecimento se amplia, desenvolve, conhece e compreende o mundo que o cerca. Estimula sua curiosidade, autoconfiança, iniciativa, descobre, experimenta, inventa, exercita suas habilidades, desenvolve a linguagem, a atenção, motivação”.
Onilde Comin Nogueira | Professor(a)