Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O MUNDO MÁGICO DA LITERATURA INFANTIL “Eu gosto muito de ouvir histórias, antes de dormir e na escola. Gosto de histórias de lobo e de dinossauro”.
Antony Enrico Zen | aluno(a)
“A leitura para as crianças é de fundamental importância, pois lendo para elas, será possível desenvolver a atenção, a fala, a imaginação e a criatividade, aprimorando a interpretação e compreensão, bem como, enriquecendo o vocabulário”.
Cerineu Araldi | responsável
Pergunta Exploratória

Você gosta de ouvir histórias?

Expedição Investigativa

Momento, ao ar livre, de contato com livros de literatura. Professora: contação de história.

Objetivos

* Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo, o interesse e o gosto pelos livros.
*Incentivar o resgate do mundo da imaginação através da leitura de livros infantis, visando ampliar o vocabulário e estimular o potencial cognitivo;
*Possibilitar a integração de pais e filhos através de momentos de leitura na família.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professoras, pais, familiares, direção e coordenação da Escola.

Articulação com o currículo

Socialização;
Hábitos, atitudes e valores;
Identidade e autonomia;
Psicomoticidade;
Expressão oral, vocabulário, letras;
Contagem, quantidades, seriação;
Eu e a natureza
Desenhos, pintura, colagem, modelagem;
Expressão corporal, músicas, Cantigas, brincadeiras cantadas, brincadeiras livres e dirigidas;
Motricidade fina e ampla.

ESTRATÉGIAS
*Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinho da leitura);
*Conversa informal sobre histórias que mais gostam;
* Falar do cuidado com os livros;
*Debate sobre as histórias;
*Leitura de histórias em diferentes locais (pátio, campo, bosque)
*Visitação à biblioteca da escola;
* Desenhos e modelagens dos personagens das histórias lidas;
*Rodinha da conversa;
*Contação de histórias com diferentes recursos;
*Sacola da leitura com registro da família (um jogo, um livro infantil e um caderno para registro).


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
Educação Infantil: Maternal A

Número de alunos
6

Educadores
Paula Cristina Bombana Inocente

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer de sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Com este projeto espero contribuir para que as crianças despertem o gosto e o prazer pela leitura”.
Paula Cristina Bombana Inocente | Professor(a)