O QUE FAREMOS NO FUTURO?
“ “Eu acho importante o nosso projeto, pois quando terminar o Ensino Fundamental iremos ter um conhecimento maior das escolas e suas propostas de ensino quando formos para o Ensino Médio. Todo conhecimento adquirido, com certeza, irá fazer com que nós, alunos, escolhamos a melhor escola para continuar nossos estudos.”
Raquel Ugollini | aluno(a)
“ “A iniciativa dos professores e alunos é ótima, pois os alunos estão cada vez mais preocupados em que escola escolher para cursar o Ensino Médio. A parte de visitar as escolas também é muito boa, os alunos tem a oportunidade de conhecer as outras escolas e por fim decidir qual escolher.”
Daniel Simioni | responsável
Pergunta Exploratória
Após o 9º ano, o que fazer? Que caminho seguir? O que vou estudar?
Expedição Investigativa
Na Escola Estadual de Ipiranga do Sul, onde os alunos do 9º ano: conhecer o espaço físico, a metodologia utilizada pelos professores, as disciplinas trabalhadas, a filosofia da escola bem como suas regras. Depoimentos dos alunos do Ensino Médio, relatando como se sentem, como são tratados e suas expectativas em relação ao ensino nesta instituição e conselhos.
Objetivos
Contribuir de forma efetiva para que a transição escolar do Ensino Fundamental para o Ensino Médio seja o menos angustiante possível, orientando os alunos e tirando suas dúvidas quanto qual o curso que pretendem estudar, a profissão que pretendem seguir ou, simplesmente, escolher um ambiente escolar que esteja de acordo com sua ambição.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto envolverá alunos do 9º ano, professores envolvidos, família dos alunos e ex-alunos da escola.
Escolas de Ensino Médio da região.
Articulação com o currículo
• Língua Portuguesa: Discussões orais, produção de autodescrição, relatórios de visitas, pesquisas, expressões orais.
• Geografia: Localização dos locais a serem visitados, discussões orais, dados estatísticos.
• Importância da continuidade de estudos. Projeto de Vida. Importância da Escola. Talentos. Habilidades. Competências. Autoestima.
ESTRATÉGIAS
• Visitas a unidades de Ensino Médio da região. (Colégio Estadual Ipiranga – Ipiranga do Sul, Ideau – Getúlio Vargas, Escola Militar Tiradentes- Passo Fundo, Instituto Federal Campus Sertão- Sertão, Escola Estadual Agrícola Emílio Grando- Erechim, Senai/Senar – Erechim.
• Orientar os jovens sobre a importância de escolher uma escola perto de casa.
• Sugerir para os alunos que não trabalham e que cursem o período diurno.
• Promover encontros de ex-alunos da nossa escola que estudaram nas escolas visitadas.
• Teste vocacional.