Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O QUE FAREMOS NO FUTURO? “Eu acho importante o nosso projeto, pois quando terminar o Ensino Fundamental iremos ter um conhecimento maior das escolas e suas propostas de ensino quando formos para o Ensino Médio. Todo conhecimento adquirido, com certeza, irá fazer com que nós, alunos, escolhamos a melhor escola para continuar nossos estudos.”
Raquel Ugollini | aluno(a)
“A iniciativa dos professores e alunos é ótima, pois os alunos estão cada vez mais preocupados em que escola escolher para cursar o Ensino Médio. A parte de visitar as escolas também é muito boa, os alunos tem a oportunidade de conhecer as outras escolas e por fim decidir qual escolher.”
Daniel Simioni | responsável
Pergunta Exploratória

Após o 9º ano, o que fazer? Que caminho seguir? O que vou estudar?

Expedição Investigativa

Na Escola Estadual de Ipiranga do Sul, onde os alunos do 9º ano: conhecer o espaço físico, a metodologia utilizada pelos professores, as disciplinas trabalhadas, a filosofia da escola bem como suas regras. Depoimentos dos alunos do Ensino Médio, relatando como se sentem, como são tratados e suas expectativas em relação ao ensino nesta instituição e conselhos.

Objetivos

Contribuir de forma efetiva para que a transição escolar do Ensino Fundamental para o Ensino Médio seja o menos angustiante possível, orientando os alunos e tirando suas dúvidas quanto qual o curso que pretendem estudar, a profissão que pretendem seguir ou, simplesmente, escolher um ambiente escolar que esteja de acordo com sua ambição.

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto envolverá alunos do 9º ano, professores envolvidos, família dos alunos e ex-alunos da escola.
Escolas de Ensino Médio da região.

Articulação com o currículo

• Língua Portuguesa: Discussões orais, produção de autodescrição, relatórios de visitas, pesquisas, expressões orais.
• Geografia: Localização dos locais a serem visitados, discussões orais, dados estatísticos.
• Importância da continuidade de estudos. Projeto de Vida. Importância da Escola. Talentos. Habilidades. Competências. Autoestima.

ESTRATÉGIAS
• Visitas a unidades de Ensino Médio da região. (Colégio Estadual Ipiranga – Ipiranga do Sul, Ideau – Getúlio Vargas, Escola Militar Tiradentes- Passo Fundo, Instituto Federal Campus Sertão- Sertão, Escola Estadual Agrícola Emílio Grando- Erechim, Senai/Senar – Erechim.
• Orientar os jovens sobre a importância de escolher uma escola perto de casa.
• Sugerir para os alunos que não trabalham e que cursem o período diurno.
• Promover encontros de ex-alunos da nossa escola que estudaram nas escolas visitadas.
• Teste vocacional.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Sílvia Negri Schreiner

Turma
9º ano A Ensino Fundamental

Número de alunos
14

Educadores
Luciane Ambrozini e Suzane Binotto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Esse projeto vem ao encontro dos anseios da turma, visto que estão numa fase de transição. Obrigatoriamente terão de deixar essa escola e terão que escolher outra em que cursarão o Ensino Médio. Essa decisão não é fácil. Ao escolher o curso já estarão também escolhendo uma área profissional para se especializarem. Para isso as ações do projeto serão de grande valia. Conhecer escolas diferentes que ofertam cursos diferentes lhes proporcionará um melhor discernimento na hora da escolha.”
Luciane Ambrozini | Professor(a)