Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

"DESCOBRINDO AS RAÍZES" “Acredito na importância do projeto por fazer parte da nossa vida e por ser a força da economia do nosso município. E para que os nossos colegas que moram no perímetro urbano, possam conhecer um pouco da vida no campo”.
Isadora Carbonera Negri | aluno(a)
“A ideia do projeto vem para valorizar o trabalho da família e dar força para que nossos filhos sigam os nossos passos querendo permanecer no campo. Além disso a juventude pode agregar com informações e ajudar com as tecnologias”.
Edimar Bianchi | responsável
Pergunta Exploratória

O que identifica nosso município e qual sua principal atividade econômica?

Expedição Investigativa

Fazenda Holanger Agrícola (Quatro Irmãos). Administradores Alan Negri e Volmar Schreiner, o engenheiro agrônomo Luciano Remor: valorização da agricultura familiar, escolha de cultivar, correção solo, mão de obra qualificada, os perigos do não uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Conheceram as tecnologias usadas e acompanharam a regulagem de uma semeadeira, os cálculos e cuidados da semeadura. Negri destacou que a eficácia do trabalho está relacionada ao prazer no que se faz.

Objetivos

Ver na prática como funciona o agronegócio, conhecer as tecnologias que impulsionam as ativididades no campo, conversar com os agricultores afim de descobrir os desafios enfrentados, conquistas e saber como se sentem com relação a sua valorização na sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

O público envolvido nesse projeto são:
• os alunos do 8º ano Único;
• os professores Carine Perin Pereira Staforti e Carmen Lúcia Constantino;
• Famílias dos alunos da nossa comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Educação Física: cidadania. Prevenção do sendentarismo, perante as evoluções industriais e tecnológicas. Naturezae corpo humano.
Educação Agropecuária: agronegócio, agricultura, propriedades rurais, cultivos, plantios e colheitas, educacão financeira. Maquinários: evolução, tecnologia.Solo.

ESTRATÉGIAS
-Conhecer algumas das propriedades rurais dos alunos e conversar com os familiares;
-Participar do Fórum da Soja realizado em nosso município;
-Fazer experimentos na escola;
-Visitar uma Feira de Agronegócio;
-Acompanhar a colheita dos cultivos do inverno;
-Acompanhar o plantio do verão;
-Visitar a Propriedade de Otavio Ciro Boff e Aviação Agrícola.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Sílvia Negri Shreiner

Turma
8º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
17

Educadores
Carine Perin Pereira Staforti e Carmen Lucia Constantino

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A escola na disciplina de Educação Agropecuária e ambiental, proporciona aos alunos um incentivo a mais dentro das atividades na área rural. É preciso deixar de enxergar a juventude como fase transitória e passar a investir nos jovens, justamente por sua importância para a inovação e transformação da propriedade rural”.
Carmen Lúcia Constantino | Professor(a)