Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONSUMO CONSCIENTE DE MÚSICA Conhecer a música desde sua criação, gravação, divulgação e os meios em que ela é consumida pela comunidade de Ipiranga do Sul “Conhecemos a rádio Sideral e a escola de música JBS, em Getúlio Vargas. Na rádio conhecemos toda a equipe e aprendemos como é o funcionamento, as gravações de anúncios, a interação com os ouvintes, etc. Na escola de música conhecemos o estúdio e como é gravada a música e o funcionamento de alguns equipamentos eletrônicos e instrumentos que nem percebemos ouvindo a música. A pesquisa foi bem legal de fazer, entrevistar pessoas e conhecer o gosto musical delas, estou gostando muito do projeto.”
Letticia Rodighiero | aluno(a)
“Acho muito bom este projeto pois incentiva os alunos a serem locutor de rádio, um jornalista ou um professor de música e também incentiva a ter e colocar em prática novas ideias para o futuro. Pensar no futuro e saber o que vai querer ser depende do foco que os alunos tem que ter nos estudos, sem estudo provavelmente não serão os profissionais que desejam ser. Então o projeto incentiva os alunos a estudarem, a refletirem sobre o que ouvem, e se o que ouvem acrescenta algo de bom para eles.”
Rosilene Mondini | responsável
Pergunta Exploratória

Como é feita a música? Por quais meios é distribuída? Quais estilos nossa comunidade prefere e qual o tema que elas possuem?

Expedição Investigativa

O território de realização do projeto é a cidade de Ipiranga do Sul mas a cidade não possui nenhum estúdio ou rádio, por isso nos deslocamos até a cidade de Getúlio Vargas. Na oportunidade vizitamos a rádio Sideral, esta rádio é uma das mais ouvida na cidade de Ipiranga do Sul, e também a Escola de músca JBS onde os alunos conheceram o estúdio de gravação e os processos de construção da música.

Objetivos

Promover aos alunos a oportunidade de compreender os processos de criação da música, como funciona a vinculação, a indústria e mercado musical, além de pesquisar na escola e comunidade quais estilos mais ouvidos por eles. Criar possibilidades de cada indivíduo perceber a música que ouve de uma forma diferente, se essa música agrega uma informação ou mensagem positiva ou contribua para sua formação como cidadão que se respeita os outros ao seu redor.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, Rádio Sideral, Escola de Música JBS, Jornal, enfim toda comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Processo de criação da música;
Estilos musicais atuais;
Apreciação auditiva e visual de diferentes estlos musicais.
Instrumentação usada nas músicas mais ouvidas pelos alunos.

ESTRATÉGIAS
• Realizar uma pesquisa na comunidade sobre os estilos de música preferidas e a forma que mais ouvem como rádio, youtube, streaming, etc.
• Fazer uma análise das letras das músicas, classificando os temas e se questionar sobre qual mensagem elas querem transmitir;
• Analisar as instrumentações usadas nas musicas;
• Fazer uma análise técnica musical sobre as músicas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schrein

Turma
7º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
17

Educadores
Peterson Lopes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O projeto está sendo muito proveitoso, a turma gostou muito da expedição na rádio e na escola de música, em ambos mostraram interesse e fizeram várias perguntas. A realização da pesquisa também motivou os alunos, alguns realizaram as entrevistas antes do que era pretendido e já exibiram entre si os resultados. A fase de reflexão sobre as letras espero que alcance o objetivo de fazer com que os alunos se tornem consumidores conscientes de músicas de qualidade independente do estilo”.
Peterson Ilton Lopes | Professor(a)