CONSUMO CONSCIENTE DE MÚSICA Conhecer a música desde sua criação, gravação, divulgação e os meios em que ela é consumida pela comunidade de Ipiranga do Sul
“ “Conhecemos a rádio Sideral e a escola de música JBS, em Getúlio Vargas. Na rádio conhecemos toda a equipe e aprendemos como é o funcionamento, as gravações de anúncios, a interação com os ouvintes, etc. Na escola de música conhecemos o estúdio e como é gravada a música e o funcionamento de alguns equipamentos eletrônicos e instrumentos que nem percebemos ouvindo a música. A pesquisa foi bem legal de fazer, entrevistar pessoas e conhecer o gosto musical delas, estou gostando muito do projeto.”
Letticia Rodighiero | aluno(a)
“ “Acho muito bom este projeto pois incentiva os alunos a serem locutor de rádio, um jornalista ou um professor de música e também incentiva a ter e colocar em prática novas ideias para o futuro. Pensar no futuro e saber o que vai querer ser depende do foco que os alunos tem que ter nos estudos, sem estudo provavelmente não serão os profissionais que desejam ser. Então o projeto incentiva os alunos a estudarem, a refletirem sobre o que ouvem, e se o que ouvem acrescenta algo de bom para eles.”
Rosilene Mondini | responsável
Pergunta Exploratória
Como é feita a música? Por quais meios é distribuída? Quais estilos nossa comunidade prefere e qual o tema que elas possuem?
Expedição Investigativa
O território de realização do projeto é a cidade de Ipiranga do Sul mas a cidade não possui nenhum estúdio ou rádio, por isso nos deslocamos até a cidade de Getúlio Vargas. Na oportunidade vizitamos a rádio Sideral, esta rádio é uma das mais ouvida na cidade de Ipiranga do Sul, e também a Escola de músca JBS onde os alunos conheceram o estúdio de gravação e os processos de construção da música.
Objetivos
Promover aos alunos a oportunidade de compreender os processos de criação da música, como funciona a vinculação, a indústria e mercado musical, além de pesquisar na escola e comunidade quais estilos mais ouvidos por eles. Criar possibilidades de cada indivíduo perceber a música que ouve de uma forma diferente, se essa música agrega uma informação ou mensagem positiva ou contribua para sua formação como cidadão que se respeita os outros ao seu redor.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, Rádio Sideral, Escola de Música JBS, Jornal, enfim toda comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Processo de criação da música;
Estilos musicais atuais;
Apreciação auditiva e visual de diferentes estlos musicais.
Instrumentação usada nas músicas mais ouvidas pelos alunos.
ESTRATÉGIAS
• Realizar uma pesquisa na comunidade sobre os estilos de música preferidas e a forma que mais ouvem como rádio, youtube, streaming, etc.
• Fazer uma análise das letras das músicas, classificando os temas e se questionar sobre qual mensagem elas querem transmitir;
• Analisar as instrumentações usadas nas musicas;
• Fazer uma análise técnica musical sobre as músicas.