RESGATANDO VALORES ATRAVÉS DA BRINCADEIRA: O SEGREDO QUE SE CONSTRÓI NO DIA A DIA
“ “Eu gostei profe porque tinha balões coloridos na árvore, estava bem bonita. Caiu o meu balão na grama e estourou ... fiquei com o coração escrito só. Daí ganhei outro da Profe”.
Maria Clara Zeni | aluno(a)
“ “Acredito que esse projeto está sendo muito importante na vida de nossos filhos, pois como pais temos que ter atitude conversando em casa. E na escola tambem explicando que essa atitude, exemplo ‘empurrar o colega não é certo’, não é correto. A educação, respeito vem mais de de casa, a escola é só mais um complemento”.
“A escola é um espaço de construção e trocas de informações e que proporciona a criança condições de se desenvolver, tornando cidadão com indentidade social e cultural, um ser crítico e reflexivo diante da sociedade. E ensinarmos os nossos filhos a praticar a cidadania: Respeito, honestidade, perdão, bondade, carinho e amor”.
Luciana de Souza; Elisete Grunerald de Oliveira | responsável
Pergunta Exploratória
Como as crianças se reconhecem?
Expedição Investigativa
Dinâmica no campo da escola será pendurados balões na árvore, com palavras escritas como: amor, fé, esperança, alegria, dividir, perdão, colaborar,escutar, compartilhar, esperança etc. Onde contarei uma história depois vamos puxar os balões e brincar com eles.
Objetivos
Vivenciar na convivência cotidiana, valores fundamentais para melhorar o relacionamento entre os membros da comunidade educativa, através de ações diárias, situações que levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo.
Comunidade de Aprendizagem
Estarão envolvidos neste projeto, pais, alunos, professora e monitoras.
Articulação com o currículo
Rodas de conversa, socialização, autoestima, expressar sentimentos, brincadeiras cooperativas, compartilhar, incentivo, músicas, dinâmicas, confecção de cartazes, identidade, autonomia, valores, respeito, colaboração, escutar, perdão, amizade, solidariedade, valorização, cuidado, respeito, recorte, interação, expressar desejos, necessidades, estados emocionais.
ESTRATÉGIAS
• Contação de Histórias
• Manuseio de diversos livros com diferentes gêneros textuais;
• Imagens, vídeos, músicas, fotos das crianças tanto individuais quanto coletivas;
• Pinturas, colagens, modelagem, texturas;
• Brincadeiras com farinha, pinhas, fitas, bambolês, materiais estruturados e não-estruturados...;
• Materiais recicláveis;
• Conversas no cotidiano com as crianças em diversos momentos como higiene, alimentação,
• Brincadeiras de faz-de-conta ;
• Brincadeiras e interações ;
•Dinâmicas;
• Construir a árvore;
• Pescaria dos valores;
• Hora da novidade
• Trabalhar símbolos: sentimentos e emoções.