Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O QUE TEM NO GUARDA- CHUVA? “Que lindo! Faz sombra e não está chovendo”.
“Tem sol, é muito grande o guarda-chuva”.
Alice; Bianca | aluno(a)
“Ficamos felizes em poder ver que existem esses projetos que vem contribuir para o desenvolvimento dos nossos filhos. Que bom que o Sicredi tem esse olhar com as crianças”.
“São novas descobertas atrativas e criativas que despertam muita curiosidade deles”.
Aline; Eduarda | responsável
Pergunta Exploratória

Como está o tempo hoje? O que é isso? (Guarda-chuva, sombrinha). Para que seve?

Expedição Investigativa

Em dia de chuva ou sol, no pátio e campo da Escola.

Objetivos

Desenvolver a autonomia e criticidade. Explorar as possibilidades das brincadeiras para que as crianças possam expressar-se, em diferentes situações de interações e aprendizagem. Explorar habilidades através de diferentes materiais e ambientes. Fortalecer a socialização e os vínculos afetivos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, palestrantes e colaboradores.

Articulação com o currículo

Identificação do uso do objeto, utilização do espaço, nomear os objetos, interessar-se pela leitura de histórias, manusear livros e revistas, interessar-se pela natureza, musicalização, valores, classificação, seriação, observação, manipulação, amassar, rasgar, modelar, explorar as sensações fisicas, exploração do ambiente (flora, fauna).

ESTRATÉGIAS
Passeio com guarda chuva na chuva e no sol, contação de histórias em baixo do guarda sol, cantos com gestos, brincadeiras de esconde esconde, estratégias para cantos, montagens recreativas com materiais alternativos.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FAVINHOS DE MEL - LAR DA MENINA

Diretor
Geni Ana Bonalume

Turma
Educação Infantil: Berçário III

Número de alunos
17

Educadores
Márcia Trindade dos Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Sicredi e Lar da Menina

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A partir do projeto ‘o que tem no guarda chuva?’ percebe-se o quanto as crianças desenvolvem autonomia, criatividade, imaginação. O brincar faz parte do desenvolvimento cognitivo, onde as crianças começam a ter noções de cores, formas, exploram os espaços e conseguem lidar com as suas frustrações na maioria da vezes”.
“Com esse projeto percebe-se o quanto o brincar e as novas experiências são importantes e ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades, compreendendo melhor o mundo em que vivem”.
Márcia Trindade dos Santos; Letícia | Professor(a)