DE QUE VAMOS BRINCAR HOJE?
“ “O brincar é importante para que no cotidiano da sala, eles aprendam a dividir, a conviver uns com os outros, e o brincar é essencial para o seu desenvolvimento integral.
Diovana | responsável
Pergunta Exploratória
Do que vamos brincar hoje?
Expedição Investigativa
Será realizado na sala de aula, um espaço diferenciando com diversos tecidos e materiais não-estruturado, juntante com com luzes coloridas e giratórias. A professora observará a reação das crianças e que brincaderias surgirão a parir desta vivência.
Objetivos
Valorizar o gosto pelo brincar, oportunizando assim, as crianças experiências que possam permitir a aprendizagem de forma divertida e lúdica, por meio de diversas brincadeiras.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, docentes da Escola, pais, avós e comunidade.
Articulação com o currículo
Linguagem corporal, desenvolvimento físico e psicomotricidade
Soprar, sugar, chupar, mastigar
Observação e identificação de imagem e pessoas mais próximas
Movimentos de encaixe, lançamento
Linguagem Escrita
Pintar, rabiscar e desenhar
Contato com livros e revistas
Linguagem Matemática
Identificação de formas, cores, tamanhos, espessuras - agrupamentos
Linguagem Musical
Diferentes sons
Ritmo
Exploração de instrumentos (bandinha)
Reproduzir canções
Ciências Naturais e Sociais
Natureza: animais, plantas...
Controle progressivo de necessidades físicas
A criança e a família
Socialização
Sentidos
Imagem corporal
Linguagem Oral
Relato de pequenos fatos
Expressar desejos e necessidades - estados emocionais
Avançar na linguagem
Histórias
Linguagem Plástica
Modelagem
Recorte e colagem
Exploração de diferentes formas, texturas
Manipular e Rabiscar em diferentes materiais
Ensino Religioso
Valores: vida, respeito, escuta, amizade, solidariedade, etc.
Autoestima
Orações