PROJEÇÕES PARA O FUTURO
“ “Gostei muito do passeio e da possibilidade de conhecer uma agência bancária, conversar com os profissionais e ver como acontece a administração do dinheiro. Todo o estudo foi muito importante para ajudarmos nossa família e entender que precisamos planejar e poupar.”
Samita de Andrade | aluno(a)
“ “Acho muito bom o estudo sobre a educação financeira, é importante que as crianças comecem desde cedo aprender a administrar o dinheiro, saber que tem prioridades, como as contas mensais, e não desperdiçar com gastos desnecessários. “
Adriana Neusa dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Como posso me preparar para o futuro?
Expedição Investigativa
Visitação a uma Agência do Sicredi para entender um pouco mais sobre a gestão de finanças e buscando respostas para a pergunta acima descrita.
Objetivos
Propiciar momentos de estudo e vivências, mostrando as múltiplas possibilidades e obstáculos que irão enfrentar no futuro, relacionando a isto a questão financeira, buscando meios e estratégias para a gestão de finanças a curto, médio e longo prazo, propiciando uma trajetória com mais potencialidade de sucesso.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, coordenação pedagógica e comunidade, colaboradores do Sicredi, profissionais da comunidade.
Articulação com o currículo
Artes: Música, Recorte e colagem, Pintura, Comunicação Visual.
Ciências: Hábitos de saúde e cuidado corporal.
Educação Física: Autoconhecimento, autoimagem, autovalorização,e aceitação do outro, Possibilidades corporais, Conhecimento do próprio corpo.
Ensino Religioso: Potencialidade humana na construção da vida, Espiritualidade,Valores.
Filosofia: Autonomia saudável nas ideias e atitudes diversas, O mundo das opiniões, do conhecimento e da certeza, Diversidade de opiniões. Como formar boas razões.
Geografia: Meios de Comunicação, Trabalho (profissões), Salário Mínimo (salário nacional x salário necessário), Desigualdades, Gráficos.
Língua Portuguesa: Leitura individual, silenciosa, dialogada e coletiva, Conversas, relatos, Produção e reescrita de textos, Exposição de ideias, opiniões, posicionamentos, Coesão e coerência, Pontuação, Gramática, Ortografia.
Matemática: Sistema Monetário Brasileiro, Cálculos e problemas envolvendo as quatro operações, Gráficos e Tabelas, Porcentagem.