(RE) CONHECENDO NOSSAS FAMÍLIAS
“ “Ir na casa dos colegas é muito bom. Podemos caminhar, brincar, conversar, aprender coisas. E também vimos os animais.”
João Pedro Lima | aluno(a)
“ “É muito importante e interessante conhecer as famílias, outras pessoas e colegas. É o momento de troca de ideias. Família é tudo: amizade, alegria, união, brincadeiras, amor, respeito e compreensão. Sem a família não vamos a lugar nenhum. É o porto seguro. É o futuro.”
Flariane de Oliveira Pereira | responsável
Pergunta Exploratória
Eu aprendo com a família?
Expedição Investigativa
Visitar todas as famílias que compõem a Educação Infantil.
Questionamentos previstos anteriormente:
* Quantas pessoas moram na casa?
*A casa é de tijolos ou de madeira?
* Quantas pessoas trabalham?
*Quais meios de transporte que utilizam?
*Tem alguma pessoa doente?
*Quantas pessoas desta casa estudam?
* Possuem animais? Quais?
Registro com fotos.
Objetivos
Reconhecer a família como parte da aprendizagem para sua formação como pessoa e valorizar a importância de seus membros.
Refletir com a criança a sua estrutura familiar e o relacionamento entre as pessoas de sua família com as pessoas que a rodeiam.
Amar, respeitar e sentir-se parte da família.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes, colaboradores.
Articulação com o currículo
- Corpo: caminhadas, cansaço, sede, temperatura, clim;
– Trajeto: perto/longe;
– Diversidade cultural;
– Números/Quantidade;
– Cores;
– Frutas/flores;
– Descrever a família através de desenho;
– Comparações entre gráficos;
– Diferenciar tipos de família;
– Profissões desenvolvidas entre familiares;
– Expressão oral;
– Diferenciar tipos de moradia;
– Reconhecer a importância de todos os membros da família;
– Sentimentos: respeito, igualdade, justiça, amor.
ESTRATÉGIAS
* Passeio
* Entrevista
* Confecção de um livro
* Livro de história: A família do mundinho
* Sentimentos e expressões: Quando fico triste / feliz na família.
* Na visita (vó, mãe, outro integrante da família)
= conta uma história;
= canto;
= brincadeira.
* Fala (padre / pastor ) de pessoas que se preocupam com eles.
* Visita para direção e coordenação.
* Como se portar na rua e na casa das pessoas?
* Formação de gráficos por família em folha de ofício (formar o livro) e um painel para comparação.