Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

(RE) CONHECENDO NOSSAS FAMÍLIAS “Ir na casa dos colegas é muito bom. Podemos caminhar, brincar, conversar, aprender coisas. E também vimos os animais.”
João Pedro Lima | aluno(a)
“É muito importante e interessante conhecer as famílias, outras pessoas e colegas. É o momento de troca de ideias. Família é tudo: amizade, alegria, união, brincadeiras, amor, respeito e compreensão. Sem a família não vamos a lugar nenhum. É o porto seguro. É o futuro.”
Flariane de Oliveira Pereira | responsável
Pergunta Exploratória

Eu aprendo com a família?

Expedição Investigativa

Visitar todas as famílias que compõem a Educação Infantil.
Questionamentos previstos anteriormente:
* Quantas pessoas moram na casa?
*A casa é de tijolos ou de madeira?
* Quantas pessoas trabalham?
*Quais meios de transporte que utilizam?
*Tem alguma pessoa doente?
*Quantas pessoas desta casa estudam?
* Possuem animais? Quais?
Registro com fotos.

Objetivos

Reconhecer a família como parte da aprendizagem para sua formação como pessoa e valorizar a importância de seus membros.
Refletir com a criança a sua estrutura familiar e o relacionamento entre as pessoas de sua família com as pessoas que a rodeiam.
Amar, respeitar e sentir-se parte da família.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, palestrantes, colaboradores.

Articulação com o currículo

- Corpo: caminhadas, cansaço, sede, temperatura, clim;
– Trajeto: perto/longe;
– Diversidade cultural;
– Números/Quantidade;
– Cores;
– Frutas/flores;
– Descrever a família através de desenho;
– Comparações entre gráficos;
– Diferenciar tipos de família;
– Profissões desenvolvidas entre familiares;
– Expressão oral;
– Diferenciar tipos de moradia;
– Reconhecer a importância de todos os membros da família;
– Sentimentos: respeito, igualdade, justiça, amor.

ESTRATÉGIAS
* Passeio
* Entrevista
* Confecção de um livro
* Livro de história: A família do mundinho
* Sentimentos e expressões: Quando fico triste / feliz na família.
* Na visita (vó, mãe, outro integrante da família)
= conta uma história;
= canto;
= brincadeira.
* Fala (padre / pastor ) de pessoas que se preocupam com eles.
* Visita para direção e coordenação.
* Como se portar na rua e na casa das pessoas?
* Formação de gráficos por família em folha de ofício (formar o livro) e um painel para comparação.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK

Diretor
Lisiane Paula Wietchikoski

Turma
Educação Infantil

Número de alunos
15

Educadores
Silvana Biazin Vieira, Delires Ramseier

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A palavra FAMÍLIA significa laço: laço de sangue, laço de amizade, laço de convivência. A família é o nosso porto seguro e nas visitas percebeu-se o quanto é importante essa vivência familiar, as diferentes constituições, suas conquistas, seus sonhos, seus problemas e a união de todos para ir em busca de soluções. O auxílio dos vizinhos é evidente. A escola é o complemento da família, e para a aprendizagem acontecer devem caminhar na mesma direção com os mesmos objetivos.”
Silvana Biazin Vieira | Professor(a)