“A BOA SAÚDE ESTÁ ASSOCIADA À QUALIDADE DE VIDA”
“ ”É muito bom a gente fazer os Passeios de Estudos porque nós podemos ver coisas diferentes e aprender mais. Quando saímos nós podemos ver na prática como as coisas funcionam. Vamos continuar fazendo as expedições para aprendermos cada vez mais.”
Amanda Vitória da Silva Sinski | aluno(a)
“ “É bem importante realizar os Passeios de Estudos, pois tudo o que os alunos acrescentarem ao seu aprendizado e conhecimento será muito bem vindo, pois eles vendo, tocando, observando... as coisas vão ter noção real das atividades. Da minha parte estão super apoiados.”
Cleomar Bublitz | responsável
Pergunta Exploratória
O MEU CORPO É SAUDÁVEL?
Expedição Investigativa
Visita à Unidade Básica de Saúde Navegantes; visita à barragem de captação de água da Corsan; visita à estação de tratamento de água da Corsan.
Objetivos
Oportunizar aos educandos momentos de reflexão sobre o que é saúde e a importância da qualidade de vida na manutenção da mesma.
* Mapear quais são os indicadores da qualidade de vida.
* Conhecer o processo de captação e tratamento da água no nosso município.
* Compreender a relação da qualidade da água com a saúde.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora Fabiane, famílias, palestrantes da área da saúde (técnico de enfermagem, enfermeira...), CORSAN.
Articulação com o currículo
* LÍNGUA PORTUGUESA: leituras, textos, compreensão; produção escrita.
* MATEMÁTICA: cálculos, gráficos, tabelas, problemas matemáticos, medidas.
* CIÊNCIAS: água, saúde e suas classificações, prevenção de doenças, tratamento da água, ciclo da água, corpo humano, sistemas, alimentação, vacinas, higiene.
* ESTUDOS SOCIAIS: localização, município, bairros, estado, formas de lazer.
* ARTES: desenhos, pinturas, maquetes, reutilização de recicláveis.
* ENSINO RELIGIOSO: valores humanos, vida em sociedade.
* FILOSOFIA: valores humanos, vida em sociedade.
ESTRATÉGIAS
Passeios de estudo; leituras; histórias; palestras; registros; maquetes.