BAIRRO MONTE CLARO: CONHECENDO O LUGAR ONDE VIVO
“ “Estudar o Bairro é legal e interessante. Eu vi o Bairro Monte Claro e o Bairro Santa Catarina e o Centro. Eu gosto do projeto PUFV. Observei as paisagens dessa cidade que é Getúlio Vargas. Também gostei de fazer o desenho no cartaz.”
Jakson da Rosa de Lima | aluno(a)
“ “Achei muito bom os professores incentivarem as crianças a serem unidas e entenderem a importância disso e assim desenvolverem um projeto para estudarem o lugar onde vivem.”
Andréia da Rosa da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
O que eu vejo da janela da sala de aula? O que eu vejo da quadra da escola? O que eu vejo no/do Bairro?
Expedição Investigativa
Expedição com observação partindo da sala de aula e ampliando para o Bairro.
Objetivos
Estimular o sentimento de pertencimento ao Bairro Monte Claro,através de descobertas sobre o mesmo, sua história, características e contexto atual, aprimorando conceitos específicos da série e a valorização do lugar em que se vive.
Comunidade de Aprendizagem
- Alunos, famílias, moradores do Bairro, EMATER
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa-Literatura
-Expressão e interpretação de vivências através de diferentes formas de manifestação:gestos,desenhos, cores, movimentos,sons)
-Produções de textos diversos para diferentes contextos
-As diferentes maneiras de construir textos: diferentes gêneros textuais
-Recursos gráfico-visuais variados
Matemática:
– Identificação de superfícies fechadas e abertas (dentro,fora,embaixo, em cima, perto, longe, na frente,atrás, entre, etc
– Noções de tamanho,quantidade,cor, forma, espessura,etc...
– Resolução de problemas matemáticos envolvendo as quatro operações
Ciências
– Ambientes: todos apresentam ar,água,solo, rochas, luz, color e seres vivos
– diversidade de seres vivos
– Reciclagem de materiais
Estudos Sociais
– História pessoal, familiar e da escola
– Endereço pessoal e da escola
– Família
– Grupos de convivência
– Moradia
– Lazer
– Cidadania
– Cuidado com o patrimônio público
– Relações espaciais
Filosofia
– Indivíduo e linguagem, autoconhecimento.