BRINCANDO E APRENDENDO
“ “Quando saímos da escola queremos um lugar para brincar, e no nosso bairro não tem um lugar que podemos jogar bola, brincar com os amigos, por isso vamos para a rua e é muito perigoso. Seria muito bom se tivéssemos um lugar que nós pudéssemos brincar com os amigos”.
Pedro Henrique Cardoso de Brito | aluno(a)
“ “É muito importante que no bairro tenhamos um lugar de lazer para levarmos os nossos filhos para brincar, pois poderemos interagir com as famílias explicando aos nossos filhos a importância da amizade, do respeito, das brincadeiras, da união, etc.”
Júlia Cardoso | responsável
Pergunta Exploratória
Enquanto eu brinco, eu aprendo?
Expedição Investigativa
Observação de lugares e ambientes que existem no bairro, onde os alunos possam usufruir para brincar e também aprender. Seguimos pelas ruas do bairro analisando as residências da comunidade, terrenos baldios, enfim se há lugares de lazer no bairro para as crianças e a comunidade em geral desfrutar desenvolvendo os valores como amizade, solidariedade, organização, brincadeiras, limpeza, hábitos de higiene, aprendizagem, respeito, comprometimento e maneiras saudáveis de convivência.
Objetivos
- Favorecer a atenção, a concentração e a compreensão de regras.
- Promover a participação e um melhor relacionamento interpessoal.
- Aprimorar a criatividade, a desenvoltura corporal e a oralidade.
- Reconhecer atitudes positivas e negativas dos alunos.
- Brincar com o propósito de desenvolver o cognitivo, o físico, o social e o emocional da criança.
Comunidade de Aprendizagem
Serão envolvidos no projeto: a comunidade, alunos, professores, colaboradores.
Articulação com o currículo
-Operações de adição e subtração.
-Leitura.
-Coordenaçao motora fina e ampla.
-Desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
-Valores do ser humano.
ESTRATÉGIAS
- Passeio na praça municipal.
- Passeio no Marias.
- Construção de brinquedos.
- Jogos.
- Histórias.
- Músicas.
- Circuito de brinquedos.
- Brincadeiras antigas.
- Registros.