Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O BAIRRO MONTE CLARO DESPERTA OS MEUS SENTIDOS “Este assunto é importante pois enxergamos o que está ao nosso redor e o colégio vai saber como vivemos.”
Eloíse Tainá dos Santos | aluno(a)
“Na minha opinião esse assunto abordado em sala de aula é de muita importância para o desenvolvimento das nossas crianças e para conhecermos bem o nosso bairro.”
Danieli Kungel | responsável
Pergunta Exploratória

Como o Bairro Monte Claro desperta os meus cinco sentidos?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa marcou o início do projeto. Os educandos, após o estudo do mapa do bairro no qual a escola está inserida, partiram para o passeio em busca da resposta para a “pergunta exploratória – Como o Bairro Monte Claro desperta os meus cinco sentidos?”. Na expedição as crianças puderam perceber que o bairro possui cores, sons, cheiros, sabores e sensações ao tato. A expedição contribuiu para a ressignificação da comunidade na qual as crianças vivem.

Objetivos

Buscar, perceber, construir novos significados para o Bairro Monte Claro. Tendo os cinco sentidos como ponto de partida, este projeto busca identificar o que os educandos enxergam na comunidade, o que ouvem, os cheiros que o bairro possui, os sabores e as sensações ao tato.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos neste projeto serão os educandos da turma, a professora regente e os professores de projeto, os familiares das crianças e pessoas da comunidade.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: interpretação de diferentes textos sobre a história do bairro, conversas, relatos, comentários e dramatizações;
Matemática: elaborar e resolver problemas matemáticos que envolvam o cotidiano do bairro;
Ciências: os cinco sentidos, ambientes, diversidades dos seres vivos encontrados no bairro, cuidado e responsabilidade com o espaço, busca e coleta de informações através da observação direta e indireta;
Estudos Sociais: a escola no bairro e as relações com outras escolas, histórico do bairro e da cidade, as dificuldades e possibilidades do bairro, o compromisso do sujeito com o seu e com outros lugares, transformação da paisagem;
Filosofia: pensar criativo e cuidadoso, auto-conhecimento;
Ensino Religioso: comunidade, família e escola, direitos e deveres que envolvem a vida no bairro;
Arte: estudo das cores encontradas no bairro.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK

Diretor
Lisiane Paula Wietchkoski

Turma
3º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
16

Educadores
Daniê Regina Mikolaiczik

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Criar oportunidades para que as crianças compreendam a realidade na qual estão inseridas é um dos grandes objetivos da escola. Este projeto vem ao encontro do que acreditamos como educadores, os estudantes precisam ler o mundo em que vivem, conhecer o bairro, a comunidade e, a partir disso, interferir para a melhoria destas realidades”.
Daniê Regina Mikolaiczik | Professor(a)