O BAIRRO MONTE CLARO DESPERTA OS MEUS SENTIDOS
“ “Este assunto é importante pois enxergamos o que está ao nosso redor e o colégio vai saber como vivemos.”
Eloíse Tainá dos Santos | aluno(a)
“ “Na minha opinião esse assunto abordado em sala de aula é de muita importância para o desenvolvimento das nossas crianças e para conhecermos bem o nosso bairro.”
Danieli Kungel | responsável
Pergunta Exploratória
Como o Bairro Monte Claro desperta os meus cinco sentidos?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa marcou o início do projeto. Os educandos, após o estudo do mapa do bairro no qual a escola está inserida, partiram para o passeio em busca da resposta para a “pergunta exploratória – Como o Bairro Monte Claro desperta os meus cinco sentidos?”. Na expedição as crianças puderam perceber que o bairro possui cores, sons, cheiros, sabores e sensações ao tato. A expedição contribuiu para a ressignificação da comunidade na qual as crianças vivem.
Objetivos
Buscar, perceber, construir novos significados para o Bairro Monte Claro. Tendo os cinco sentidos como ponto de partida, este projeto busca identificar o que os educandos enxergam na comunidade, o que ouvem, os cheiros que o bairro possui, os sabores e as sensações ao tato.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos neste projeto serão os educandos da turma, a professora regente e os professores de projeto, os familiares das crianças e pessoas da comunidade.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: interpretação de diferentes textos sobre a história do bairro, conversas, relatos, comentários e dramatizações;
Matemática: elaborar e resolver problemas matemáticos que envolvam o cotidiano do bairro;
Ciências: os cinco sentidos, ambientes, diversidades dos seres vivos encontrados no bairro, cuidado e responsabilidade com o espaço, busca e coleta de informações através da observação direta e indireta;
Estudos Sociais: a escola no bairro e as relações com outras escolas, histórico do bairro e da cidade, as dificuldades e possibilidades do bairro, o compromisso do sujeito com o seu e com outros lugares, transformação da paisagem;
Filosofia: pensar criativo e cuidadoso, auto-conhecimento;
Ensino Religioso: comunidade, família e escola, direitos e deveres que envolvem a vida no bairro;
Arte: estudo das cores encontradas no bairro.