Meu bairro, minha escola – Lixo aqui Não!
“ “Adorei caminhar pelo bairro, foi bem legal . Conseguimos ver muitas coisas que o nosso bairro melhorou. Mas também vimos que ainda há muito lixo nos terrenos baldios e esgoto correndo na rua.”
Guilherme da Rosa | aluno(a)
“ “Moro há nove anos aqui no bairro. Sinto que já evoluiu muito. O saneamento básico, as ruas, até a própria escola melhorou na infra estrutura. Porém, ainda é um bairro da cidade que tem pontos negativos. Por isso, acho interessante esse projeto, pois é importante ajudar na conscientização dos moradores, quanto ao cuidado do bairro XV de Novembro.”
Bruna Brizzolla | responsável
Pergunta Exploratória
Como a comunidade está cuidando do entorno da nossa escola, assim como das ruas do bairro?
Expedição Investigativa
Caminhada pelo bairro, observando a coleta do lixo, os cuidados dos moradores com a limpeza do bairro e o lixo depositado nas ruas, bueiros, calçadas e arredores da escola. Aproveitando para conversar com moradores e registrando em fotos.
Objetivos
Refletir sobre os sérios problemas causados pelo lixo e por atitudes de descaso do ser humano com o meio ambiente, conscientizando-se da importância de não colocar lixo no local onde vive, no entorno da nossa Escola, nas ruas e bueiros.
Despertar em nossos alunos a consciência de que o lixo produzido pode ser reaproveitado, inclusive ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, comunidade, colaboradores.
Articulação com o currículo
Português: Leituras, produção textual e interpretação textual, pesquisas relacionadas ao tema, opinião e argumentação, formação de frases, confecção de cartazes, placas e frases para divulgação de nosso projeto.
Matemática: adição e subtração, histórias matemáticas e leitura de gráficos.
Ciências: meio ambiente (como preservar e atitudes que destroem), lixo (aproveitamento, reaproveitamento, reciclagem e decomposição), causa/consequências do depósito irregular do lixo.
Ensino Religioso: a presença de Deus na natureza. A criação do mundo.
Estudos Sociais: bairro (limites, noções geográficas e espaciais).
Filosofia: como preservar nossa vida com saúde e sabedoria, valores.
Artes: expressão livre, fotografia, apreciação estética e visão crítica de obras de arte.