QUEM AMA SUA TERRA FAZ A SUA HISTÓRIA
“ “Eu acho que o projeto do PUFV é muito interessante porque a gente vai apresentar, a gente vai passear para conhecer, para aprender mais da nossa cidade Getúlio Vargas.”
Luís Gustavo de Andrade Dreves | aluno(a)
“ “A União Faz a Vida”, no sentido de ampliar os horizontes do conhecimento e da formação humana, sem dúvida só vem para somar na vida dos nossos filhos, e também é muito necessário para os alunos conhecerem e compreenderem a história e geografia de nosso município.”
Ângela Sakrezenski | responsável
Pergunta Exploratória
Qual é a história do município de Getúlio Vargas?
Expedição Investigativa
Expedição pelos bairros e distritos da cidade de Getúlio Vargas, conhecendo a história dos mesmos
Objetivos
Conhecer e estimar ahistória do município, resgatando as memórias desde sua fundação, até os dias atuais. Além de compreender os espaços geográficos do município e valorizar seu patrimônio entendendo as relações existentes entre os fatores sociais, políticos e econômicos.
Comunidade de Aprendizagem
• Comunidade escolar: professores, pais, alunos e equipe diretiva;
• Representantes e moradores dos bairros e distritos;
• Historiadores;
• Professora responsável e membros do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas;
• Funcionários responsáveis pela Biblioteca Pública Municipal Léo Stumpf;
• Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Getúlio Vargas.
Articulação com o currículo
• Ciências: Ar, água, solo, plantas,animais, meio ambiente,o ser humano. - Estudos Sociais: A história do município, as transformações dos lugares ao longo da história, os bairros e distritos, a hidrografia, seus limites, economia, lazer, educação...
• Português: Leitura , interpretação e compreensão, gêneros textuais (jornais,poemas,histórias infantis...), produções de textos;
• Matemática: Quatro operações, situações problemas, gráficos e tabelas, o tempo medido em anos;
- Artes: Fotografia, desenhos, leituras e releituras de obras de arte, apreciação estética e visão crítica da arte, música;
- Filosofia/Ens. Religioso: Valores, atitudes, ação do ser humano ao longo da história, eu como sujeito da história, cuidado com o meio em que vivemos, a religião nas famílias e no município.