NOSSAS DIFERENÇAS NOS TORNAM ESPECIAIS
“ “Eu gosto do projeto, porque todos não são iguais, eu gosto de ser diferente “um pouco”, sou cadeirante, meus colegas me tratam bem. As pessoas acham que eu não posso fazer nada e eu posso fazer tudo, do meu jeito. É legal Ser Diferente. No passeio eu vi um cadeirante que nem “EU”, todo mundo gosta de me ajudar “pra caramba”, pessoas verdadeiras, eles não zombam de mim. Brincam comigo, gostam de mim, nos divertimos, eu não estou solitário. Tenho bastante alegria quando venho para a escola.”
PEDRO HENRIQUE TOMAZ | aluno(a)
“ “Eu acho um programa muito bom e trabalhar com as crianças sobre as diferenças é muito importante para eles saberem que as diferenças nos fazem pessoas únicas porque se todos fossem iguais não teria graça o mundo e que tudo que é diferente e muito legal e nós temos que dar valor para as pessoas na forma de como elas nos tratam e não só pela aparência, porque ser diferente é bom.”
LEIDI DAIANE MAGARINOS | responsável
Pergunta Exploratória
Por que somos diferente?
Expedição Investigativa
Expedição próximo à escola: observação das pessoas e elementos da natureza.
Objetivos
Refletir, valorizar e respeitar a diversidade entre os seres, trabalhar e conviver com o diferente de maneira inclusa, respeitosa e carinhosa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 2ºano, pais, Escola de Educação Especial APAE, Lar dos Idosos, Professores, NIAE, familiares e outros colaboradores.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa:Leitura de diversos textos,(gêneros textuais),Poesia(escrita e reescrita)Formas e tipos de letras; noções de masculino e feminino, nomes próprios e comuns, singular e plural.Compreensão e produção textual.
Matemática: leitura e escrita de númerais, números até 100, cálculos adição e subtração;dias, meses do ano,semana construção de gráficos, ordem crescente,decrescente, números ordinais.Situações problemas.
Ensino Religioso e Filosofia: valorização da vida em sua diversidade, origens, usos, costumes, discriminação/inclusão.
Ciências e Estudos Sociais: diversidade da natureza/ animais,diversidade e pluralidade entre os sujeitos dos grupos e convívio e outros, inclusão social: eu no mundo e com o mundo;
Artes: música, dramatização, pinturas, modelagem.