Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

NOSSAS DIFERENÇAS NOS TORNAM ESPECIAIS “Eu gosto do projeto, porque todos não são iguais, eu gosto de ser diferente “um pouco”, sou cadeirante, meus colegas me tratam bem. As pessoas acham que eu não posso fazer nada e eu posso fazer tudo, do meu jeito. É legal Ser Diferente. No passeio eu vi um cadeirante que nem “EU”, todo mundo gosta de me ajudar “pra caramba”, pessoas verdadeiras, eles não zombam de mim. Brincam comigo, gostam de mim, nos divertimos, eu não estou solitário. Tenho bastante alegria quando venho para a escola.”
PEDRO HENRIQUE TOMAZ | aluno(a)
“Eu acho um programa muito bom e trabalhar com as crianças sobre as diferenças é muito importante para eles saberem que as diferenças nos fazem pessoas únicas porque se todos fossem iguais não teria graça o mundo e que tudo que é diferente e muito legal e nós temos que dar valor para as pessoas na forma de como elas nos tratam e não só pela aparência, porque ser diferente é bom.”
LEIDI DAIANE MAGARINOS | responsável
Pergunta Exploratória

Por que somos diferente?

Expedição Investigativa

Expedição próximo à escola: observação das pessoas e elementos da natureza.

Objetivos

Refletir, valorizar e respeitar a diversidade entre os seres, trabalhar e conviver com o diferente de maneira inclusa, respeitosa e carinhosa.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 2ºano, pais, Escola de Educação Especial APAE, Lar dos Idosos, Professores, NIAE, familiares e outros colaboradores.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa:Leitura de diversos textos,(gêneros textuais),Poesia(escrita e reescrita)Formas e tipos de letras; noções de masculino e feminino, nomes próprios e comuns, singular e plural.Compreensão e produção textual.
Matemática: leitura e escrita de númerais, números até 100, cálculos adição e subtração;dias, meses do ano,semana construção de gráficos, ordem crescente,decrescente, números ordinais.Situações problemas.
Ensino Religioso e Filosofia: valorização da vida em sua diversidade, origens, usos, costumes, discriminação/inclusão.
Ciências e Estudos Sociais: diversidade da natureza/ animais,diversidade e pluralidade entre os sujeitos dos grupos e convívio e outros, inclusão social: eu no mundo e com o mundo;
Artes: música, dramatização, pinturas, modelagem.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO

Diretor
MARCELO RODRIGO DAL AGNOL

Turma
2º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
14

Educadores
DAIANE DO AMARANTE

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O programa A UNIÃO FAZ A VIDA visa despertar uma maneira diferente de pensar e concretizar a aprendizagem de maneira lúdica, prazerosa e significativa de maneira que as crianças compreendam a importância de aprender, aceitar e conviver com outro de maneira inclusa e natural.”
DAIANE DO AMARANTE | Professor(a)