Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

LUDICIDADE: LETRAS E NÚMEROS, APRENDENDO COM PRAZER “No começo eu não queria vir na escola (no 1º ano) porque eu não sabia ler e escrever, mas depois do dia que fomos no mercado e vi todas aquelas letras e aquelas coisas legais eu fiquei gostando de vir na escola e quis aprender a ler e escrever. Agora eu já estou conseguindo ler e fazer contas e também comer alimentos saudáveis. Eu gostei de ir no passeio do mercado, fazer o piquenique das frutas, jogar a amarelinha do alfabeto das frutas e vegetais e também de jogar o jogo: Cobra no caminho.”
João Pedro Pacheco | aluno(a)
“Depois que as crianças foram ao mercado com a profe, ela sempre pede para fazer saladas, porque devemos ter uma alimentação saudável. Ela também disse que quer aprender a ler, porque daí poderá me ajudar a olhar os preços e o que é saudável no mercado. Quando ela vai comer ela diz: “ Essa fruta começa com tal letra, tem tantas consoantes e tantas vogais. A Isabelli está tão empolgada com a leitura que lê tudo o que encontra pela frente.”
“Através do projeto e do que está sendo trabalhado o Marcio tem aprendido muito. Depois que foram com a profe no mercado ele aprendeu a contar dinheiro, o que ele não sabia até então, a partir daí começou a conhecer. Também aprendeu que comer frutas é mais saudável que comer uma bolachinha ou um waffer. Outro dia fomos no mercado e ele identificou na fruteira a palavra “mamão”, porque ele ele tinha aprendido na aula palavras com a letra M de mamãe."
Sheila Otelakoski e Bruna Brizzola Garcia | responsável
Pergunta Exploratória

Onde podemos encontrar letras e números?

Expedição Investigativa

No supermercado, com observação de onde estão as letras e os números.

Objetivos

Presenciar e vivenciar situações que despertem a curiosidade e habilidades sobre novos conhecimentos, que permitam o envolvimento dos alunos e comunidade escolar de maneira prazerosa e lúdica.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família e colaboradores. Mercado.

Articulação com o currículo

Português: oralidade, nome e som das letras, traçado correto das letras, vogais e consoantes, sílabas, construção de palavras, contação e interpretação de histórias, relação nome, texto diversos, desenho e símbolos, nome e nome dos colegas, familiares, expressão oral, leitura.
Matemática: números – nome, leitura e escrita, noção de tamanho, quantidade, tempo, forma, peso, cor, espessura, seriação, classificação, números antecessores e sucessores, dia, mês, ano, ordem crescente e decrescente, soma e subtração oral, noção de horas, noção de sistema monetário, espaço, números pares e ímpares.
Ciências: seres vivos e as diversidades, estações do ano, meio ambiente, higiene, alimentação.
Estudos Sociais: eu, nome e a história, membros da família, direitos e deveres, cidadania, datas comemorativas.
Artes: expressão corporal, mímica, contos com gestos e movimentos, músicas, desenhos livres e dirigidos, pinturas, recortes, colagens, formas, texturas, teatro.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO

Diretor
Marcelo Rodrigo Dall Agnol

Turma
1º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
10

Educadores
Janete Elisa de Matos Piva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A partir da expedição ao mercado, foi possível trabalhar diversas atividades de alfabetização e descoberta. Fiquei encantada ao ver a reação das crianças, enxergavam números e letras em diversos lugares. Parecia que estavam em um mundo nunca visto antes. Percebi que depois deste dia despertou um interesse maior pelo mundo das letras e dos números. Quando saem nos corredores da escola, na rua onde quer que vão estão sempre observando onde podem encontrar números e letras.”
Janete Elisa de Matos Piva | Professor(a)