LUDICIDADE: LETRAS E NÚMEROS, APRENDENDO COM PRAZER
“ “No começo eu não queria vir na escola (no 1º ano) porque eu não sabia ler e escrever, mas depois do dia que fomos no mercado e vi todas aquelas letras e aquelas coisas legais eu fiquei gostando de vir na escola e quis aprender a ler e escrever. Agora eu já estou conseguindo ler e fazer contas e também comer alimentos saudáveis. Eu gostei de ir no passeio do mercado, fazer o piquenique das frutas, jogar a amarelinha do alfabeto das frutas e vegetais e também de jogar o jogo: Cobra no caminho.”
João Pedro Pacheco | aluno(a)
“ “Depois que as crianças foram ao mercado com a profe, ela sempre pede para fazer saladas, porque devemos ter uma alimentação saudável. Ela também disse que quer aprender a ler, porque daí poderá me ajudar a olhar os preços e o que é saudável no mercado. Quando ela vai comer ela diz: “ Essa fruta começa com tal letra, tem tantas consoantes e tantas vogais. A Isabelli está tão empolgada com a leitura que lê tudo o que encontra pela frente.”
“Através do projeto e do que está sendo trabalhado o Marcio tem aprendido muito. Depois que foram com a profe no mercado ele aprendeu a contar dinheiro, o que ele não sabia até então, a partir daí começou a conhecer. Também aprendeu que comer frutas é mais saudável que comer uma bolachinha ou um waffer. Outro dia fomos no mercado e ele identificou na fruteira a palavra “mamão”, porque ele ele tinha aprendido na aula palavras com a letra M de mamãe."
Sheila Otelakoski e Bruna Brizzola Garcia | responsável
Pergunta Exploratória
Onde podemos encontrar letras e números?
Expedição Investigativa
No supermercado, com observação de onde estão as letras e os números.
Objetivos
Presenciar e vivenciar situações que despertem a curiosidade e habilidades sobre novos conhecimentos, que permitam o envolvimento dos alunos e comunidade escolar de maneira prazerosa e lúdica.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família e colaboradores. Mercado.
Articulação com o currículo
Português: oralidade, nome e som das letras, traçado correto das letras, vogais e consoantes, sílabas, construção de palavras, contação e interpretação de histórias, relação nome, texto diversos, desenho e símbolos, nome e nome dos colegas, familiares, expressão oral, leitura.
Matemática: números – nome, leitura e escrita, noção de tamanho, quantidade, tempo, forma, peso, cor, espessura, seriação, classificação, números antecessores e sucessores, dia, mês, ano, ordem crescente e decrescente, soma e subtração oral, noção de horas, noção de sistema monetário, espaço, números pares e ímpares.
Ciências: seres vivos e as diversidades, estações do ano, meio ambiente, higiene, alimentação.
Estudos Sociais: eu, nome e a história, membros da família, direitos e deveres, cidadania, datas comemorativas.
Artes: expressão corporal, mímica, contos com gestos e movimentos, músicas, desenhos livres e dirigidos, pinturas, recortes, colagens, formas, texturas, teatro.