Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ADAPTAÇÃO: MOMENTO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS VÍNCULOS “A adaptação escolar é para as crianças uma fase delicada e importante, pois estão se inserindo em um novo espaço, com pessoas diferentes e sem a mãe que até o momento era a pessoa com quem mais passava o tempo. A variação do comportamento pode ser diversa, como o choro, não comer, não dormir, então o papel do professor no processo de adaptação é acalentar, acalmar a criança e mostrar algo agradável para que se distraia e para criar o vínculo entre professor e aluno cada vez mais forte”.
Estagiária: Cristiane Márcia Kurek | aluno(a)
“Notamos que a Lívia se adaptou muito bem no espaço escolar, oportunidade para se envolver com outas crianças, o que me ajudou muito pois estava com dificuldade para ela ficar com outras pessoas. Ela fica toda alegre quando é hora de se arrumar para a escola. É muito bom saber que temos um espaço tão agradável e aconchegante para nossos pequenos. Relatando também que a Lívia adora suas professoras, pois quando as vê fica toda alegre, e não tive dificuldades em deixa-la na escola”.
Sandra Klinkoski Webber | responsável
Pergunta Exploratória

Estou reagindo de maneira satisfatória neste momento de construção de vínculos na escola?

Expedição Investigativa

Na sala de aula, estarão disponíveis diversos materiais como: plástico celofane, plástico bolha, piscina de bolinha, bolha de sabão, varal de luvas sensoriais (contendo sagu, arroz, feijão, farinha, milho e geleca) e cubos de gelatina, para as crianças tocarem, manipularem, brincarem proporcionando assim um momento de interação.

Objetivos

Conhecer este novo espaço, a escola, a fim de constituir vínculos e sentimentos de confiança com o ambiente e as pessoas que nele se encontram, vivenciando momentos de socialização, experiências, brincadeiras, através da ludicidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família.

Articulação com o currículo

O eu, o outro e nós
Interação;
Socialização.

Corpo, gestos e movimentos
Motricidade fina e ampla;
Equilibrio;
Estimulação para sentar, engatinhar e caminhar;
Contato e manipulação de objetos variados.

Traços, cores, sons e formas
Música/ritmo;
Visualização das cores e formas diversas.

Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações
Diferentes espaços para o brincar.

Escuta, fala, pensamento e imaginação
Balbucio
Ouvir e observar


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FLORIANO PEIXOTO

Diretor
Carla Dalateze

Turma
Educação Infantil: Berçário I

Número de alunos
5

Educadores
Graciele P. Miechuanski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Floriano Peixoto

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Está sendo muito bom trabalhar o projeto Adaptação: momento de construção de novos vínculos, já que estamos vivenciando esta fase que requer um olhar acolhedor para as crianças, mas também de perceber que precisamos nos vincular adulto e criança e para isso acontecer é necessário o querer de todos os envolvidos, acredito que isto está acontecendo e me sinto muito feliz, o desejo de vir e permanecer na escola está sendo demonstrado pelas crianças”.
Graciele P. Miechuanski | Professor(a)