ADAPTAÇÃO: MOMENTO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS VÍNCULOS
“ “A adaptação escolar é para as crianças uma fase delicada e importante, pois estão se inserindo em um novo espaço, com pessoas diferentes e sem a mãe que até o momento era a pessoa com quem mais passava o tempo. A variação do comportamento pode ser diversa, como o choro, não comer, não dormir, então o papel do professor no processo de adaptação é acalentar, acalmar a criança e mostrar algo agradável para que se distraia e para criar o vínculo entre professor e aluno cada vez mais forte”.
Estagiária: Cristiane Márcia Kurek | aluno(a)
“ “Notamos que a Lívia se adaptou muito bem no espaço escolar, oportunidade para se envolver com outas crianças, o que me ajudou muito pois estava com dificuldade para ela ficar com outras pessoas. Ela fica toda alegre quando é hora de se arrumar para a escola. É muito bom saber que temos um espaço tão agradável e aconchegante para nossos pequenos. Relatando também que a Lívia adora suas professoras, pois quando as vê fica toda alegre, e não tive dificuldades em deixa-la na escola”.
Sandra Klinkoski Webber | responsável
Pergunta Exploratória
Estou reagindo de maneira satisfatória neste momento de construção de vínculos na escola?
Expedição Investigativa
Na sala de aula, estarão disponíveis diversos materiais como: plástico celofane, plástico bolha, piscina de bolinha, bolha de sabão, varal de luvas sensoriais (contendo sagu, arroz, feijão, farinha, milho e geleca) e cubos de gelatina, para as crianças tocarem, manipularem, brincarem proporcionando assim um momento de interação.
Objetivos
Conhecer este novo espaço, a escola, a fim de constituir vínculos e sentimentos de confiança com o ambiente e as pessoas que nele se encontram, vivenciando momentos de socialização, experiências, brincadeiras, através da ludicidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família.
Articulação com o currículo
O eu, o outro e nós
Interação;
Socialização.
Corpo, gestos e movimentos
Motricidade fina e ampla;
Equilibrio;
Estimulação para sentar, engatinhar e caminhar;
Contato e manipulação de objetos variados.
Traços, cores, sons e formas
Música/ritmo;
Visualização das cores e formas diversas.
Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações
Diferentes espaços para o brincar.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Balbucio
Ouvir e observar