UM JARDIM DE SENSAÇÕES Olhares, texturas, aromas, sons, cores e sabores!
“ “Eu gostei de caminhar na lixa, nas bolhas, na fibra. Foi bom sentir o gelo, a farinha, areia, pedras, o cheirinho das flores, comer frutas. Foi bom brincar com as bolhas de sabão e com a piscina de bolinhas”.
Jean Kasmirzuk | aluno(a)
“ “A estimulação sensorial realizada através da exploração dos sentidos mediante jogos e atividades favorece o desenvolvimento neurológico. As experiências são importantes para o desenvolvimento das crianças. Desta forma, elas começam a conhecer, descobrir e redescobrir as coisas ao seu redor. Fazendo o Jardim das sensações é uma das maneiras de estimular as crianças a explorar o mundo através dos sentidos, serve para interessar ainda mais as crianças a brincar com objetos diferentes”.
Rejane Biessek | responsável
Pergunta Exploratória
Que sensação é essa?
Expedição Investigativa
Na quadra da escola: explorar diversas sensações, como tocar em diversos materiais argila, farinha, tinta, gelo, folhas, grãos, sentir aromas de chás de ervas, sons de apito, palmas, bater o pé, explorar as cores e saborear algumas frutas.
Objetivos
Vivenciar as diferentes sensações, estimulando os sentidos e, assim, ampliando da consciência de si e do mundo que nos rodeia.
Oferecer meios de expansão do potencial da criança, promovendo experiências significativas de aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, bem como, atividades que respondam, ao mesmo tempo, às especificidades do grupo e as individualidades de cada criança, respeitando suas necessidades e ritmos individuais aliados ao ambiente acolhedor e afetivo.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, crianças, diretora, família...
Articulação com o currículo
O eu, o outro e o nós:
Reconhecinto do Eu
Semelhanças e diferenças
Cuidado, afeto com os colegas
Corpo, gestos e movimentos:
Habilidades manuais, desenhar, pintar, rasgar, amassar.
Cantigas envolvendo o corpo
Deslocamento do espaço- pular, saltar, dançar, correr
Brincar na lona com água e sabão
Traços, sons, cores e formas:
Manipulação de argila, massa de modelar, grãos, papel, algodão, esponja, lixa, explorando cores, texturas, superfícies.
Cores e formas da natureza
Sons: cantigas, apito, palma, corneta, sons dos animais.
Escuta, fala, pensamento e imaginação:
Contação de histórias e novidades
Brincadeiras faz de conta.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:
Classificação de objetos considerando tamanho, peso, cor, forma...
Conceitos básicos: agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, rápido, devagar.