Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MINHA HISTÓRIA: MINHA CULTURA Estou gostando das atividades que estamos fazendo do Projeto: Minha vida-minha cultura. A professora contou a história Diversidade, escutamos a música: Diferentes (Patati Patatá), criamos uma paródia falando sobre nossas características. Fizemos uma pesquisa na cidade sobre a origem das pessoas. Estou aprendendo que somos diferentes e muito especiais, cada um com seu jeito e devemos respeitar uns aos outro”.
Ethiene Olga Giaretta Ostrowski | aluno(a)
“A identidade é uma construção, base fundamental de estruturas, construídas na infância. Ter consciência de si, de sua impotância, seus gostos, sentimentos, origens, culturas, são coisas vitais para o desenvolvimento da identidade cidadã, importante para que a criança possa conhecer-se e identificar-se culturalmente, valorizando a diversidade-diferenças para que possa viver em harmonia. Por isso, a necessidade e importância de trabalhar este tema desde cedo com as crianças”.
Marisa Polazzo Schell | responsável
Pergunta Exploratória

Como eu sou? Como eu me vejo?

Expedição Investigativa

Contação de história com o datashow: A Diversidade
Música: Diferentes- Patati Patatá
Local: Sala de aula
Passeio observando as pessoas e suas diferenças.

Objetivos

-Proporcionar ao estudante o auto- conhecimento de sua própria história e origem; fatos relevantes de seus anos iniciais, desenvolvendo o sentimento de respeito e valores diante de suas características individuais e em relação ao outro.

- Reconhecer-se como sujeito histórico-social; que faz parte da família, escola, da comunidade, buscando informações sobre sua cultura, resgatando os costumes.

Comunidade de Aprendizagem

Estudantes, professores, diretora, família, palestrante de origem Italiana falando sobre a língua, comidas, vestimentas e costumes.

Articulação com o currículo

Linguagem:
Autorretrato
Leitura
Ortografia
Formação de palavras e frases
Textos coletivos
Danças Italianas

Matemática
Localização
Passagem de tempo
Medidas de massa-Kg
Medidas de comprimento
Desafios

Ciências humanas:
Origem do nome
Linha do tempo
História da família (origem)
Árvore genealógica
Semelhanças físicas entre familiares
Membros da família/ relações de parentesco
Costumes da origem Italiana

Ciências da Natureza:
Hábitos alimentares
Comidas típicas

Ensino Religioso:
Valores familiares
Amizade, respeito
Dividindo responsabilidades
Costumes e regras


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FLORIANO PEIXOTO

Diretor
Carla Dalateze

Turma
2º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
11

Educadores
Mirian M. Zorzeto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Floriano Peixoto

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A construção da identidade se dá por meio das interações do estudante com o meio social, o qual acontece primeiro na família e em seguida na escola. O projeto oferece interações, de forma que estas acolham a particularidade de cada um, promovendo o reconhecimento da diversidade, aceitando e respeitando, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, sua autoimagem, proporcionando o resgate e a valorização da cultura”.
Mirian Mrockoski Zorzeto | Professor(a)