A MAGIA DO SENTIMENTO
“ “Deveríamos cultivar somente sentimentos bons, pois são esses que dão força e motivação para irmos em busca de nosso sucesso e felicidade”.
“Vivemos em uma sociedade onde tudo passa muito rápido. A infância tem tornado-se um momento onde os meios de counicação tem substituído o contato humano. A forma de expressar os sentimentos vem sendo cada vez mais banalizada. Perceber que a escola demonstra interesse em desenvolver atividades que envolvam sentimentos e como expressar demonstra que estamos em uma linha de pensamento contínua, isso torna-se muito necessário para seu desenvolvimento”.
Maristela kalinoski e Dulcimara Stachelski | responsável
Pergunta Exploratória
Sentimento parte de mim... que emoções demonstro?
Expedição Investigativa
Expedição até um espaço de contação de história preparado para este momento, onde as crianças ouviram a história QUAL A COR DO AMOR?, de Linda Strachan sobre sentimentos e durante a proposta todos serão estimulados a expressarem esses sentimentos, através de expressões corporais, sons, gestos...
Objetivos
Participar de situações de compreensão dos próprios sentimentos, experienciando o diálogo (amor, raiva, alegria, tristeza, medo...), explorando expressões faciais e vivenciando situações que possam agregar significativamente para si.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes: psicóloga, padre,.
Articulação com o currículo
O eu, o outro e nós
Diálogo;
Respeito à expressão de ideias, desejos e sentimentos;
Interação e socialização;
Corpo, gestos e movimentos
Expressões faciais e corporais;
Música;
Motricidade fina e ampla;
Traços, cores, sons e formas
Cores;
Formas geométricas;
Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações
Identificar alguns sentimentos como: Amor, alegria, raiva, medo...
Registro dos sentimentos (desenho)
Culinária
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Relatar sentimentos
Recontar histórias
Ouvir e compreender histórias