Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

TEXTURAS E MISTURAS: EXPLORANDO SENSAÇÕES, SENTIDOS E EMOÇÕES “É gostoso comer gelatina, é gelado. Bem legal brincar com tudo isso”.
Julia Zanellato Giaretta | aluno(a)
“O desenvovimento das crianças na Ed. Inf. depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Com esse projeto, as crianças estão ampliando a capacidade de expressão, vivenciando um mundo de possibilidades e experimentação e exercitando seus sentimentos. O envolvimento das crianças é prazeroso, elas tem curiosidade e interesse em tocar, sentir, ver, ouvir e degustar, conhecendo assim o meio em que estão inseridas”.
Mirian M. Zorzeto | responsável
Pergunta Exploratória

É gostoso? O que está sentindo?

Expedição Investigativa

No solário da sala, disponibilizado variedades de materiais para os bebês explorarem livremente (farinhas: milho, trigo, farofa), pedrinhas, argila, terra, gelatina, areia, fibra, algodão, lixa, gelo, milho, penas, plásticos variados, caixas...
Observar as reações de cada criança.

Objetivos

Ampliar a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo, vivenciando momentos de novas experiências, experimentando diversas sensações, conseguindo expressar seus sentimentos, na ânsia de resolver seus conflitos interiormente através de atividades lúdicas e da experimentação e exploração de diversos materiais, observando as suas características e possibilidades de manuseio.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, colaboradores...

Articulação com o currículo

O eu, o outro e o nós:
adaptação e interação com outras crianças e adultos;
exploração do espaço;
iniciativa para fazer escolhas;
cuidado e solidariedade na interação com o outro;
possibilidades e necessidades do seu corpo;
interagir e compartilhar objetos;
reconhecer seu corpo e reconhecer-se;
Corpo, gestos e movimentos:
expressão oral e corporal,
equilíbrio,
coordenação motora,
sensações,
percepção de ritmo e sons do seu próprio corpo,
flexibilidade,
controle motor( encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros),
noções de lateralidade
Traços, cores, sons e formas:
exploração de diversos materiais e elementos constituintes da linguagem visual (texturas),
observação e conversação sobre imagens e objetos, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS (ÍNDIOS)
Escuta, fala, pensamento e imaginação:
expressão oral e corporal
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações :
noções de espaço, vel


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FLORIANO PEIXOTO

Diretor
Carla Dalateze

Turma
Educação Infantil: Berçário I e II integral

Número de alunos
8

Educadores
Marisa Polazzo Schell

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Floriano Peixoto

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Este projeto foi pensado para proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades de experimentação de diversos materiais, texturas, sensações e sabores, ampliando assim gradualmente o desenvolvimento do corpo e suas habilidades motoras. Os bebês exploram de maneira curiosa e prazerosa todos os materiais disponibilizados, cada um de sua maneira. Sempre respeitando o tempo de cada um”.
Marisa Polazzo Schell | Professor(a)