TEXTURAS E MISTURAS: EXPLORANDO SENSAÇÕES, SENTIDOS E EMOÇÕES
“ “É gostoso comer gelatina, é gelado. Bem legal brincar com tudo isso”.
Julia Zanellato Giaretta | aluno(a)
“ “O desenvovimento das crianças na Ed. Inf. depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Com esse projeto, as crianças estão ampliando a capacidade de expressão, vivenciando um mundo de possibilidades e experimentação e exercitando seus sentimentos. O envolvimento das crianças é prazeroso, elas tem curiosidade e interesse em tocar, sentir, ver, ouvir e degustar, conhecendo assim o meio em que estão inseridas”.
Mirian M. Zorzeto | responsável
Pergunta Exploratória
É gostoso? O que está sentindo?
Expedição Investigativa
No solário da sala, disponibilizado variedades de materiais para os bebês explorarem livremente (farinhas: milho, trigo, farofa), pedrinhas, argila, terra, gelatina, areia, fibra, algodão, lixa, gelo, milho, penas, plásticos variados, caixas...
Observar as reações de cada criança.
Objetivos
Ampliar a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo, vivenciando momentos de novas experiências, experimentando diversas sensações, conseguindo expressar seus sentimentos, na ânsia de resolver seus conflitos interiormente através de atividades lúdicas e da experimentação e exploração de diversos materiais, observando as suas características e possibilidades de manuseio.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, colaboradores...
Articulação com o currículo
O eu, o outro e o nós:
adaptação e interação com outras crianças e adultos;
exploração do espaço;
iniciativa para fazer escolhas;
cuidado e solidariedade na interação com o outro;
possibilidades e necessidades do seu corpo;
interagir e compartilhar objetos;
reconhecer seu corpo e reconhecer-se;
Corpo, gestos e movimentos:
expressão oral e corporal,
equilíbrio,
coordenação motora,
sensações,
percepção de ritmo e sons do seu próprio corpo,
flexibilidade,
controle motor( encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros),
noções de lateralidade
Traços, cores, sons e formas:
exploração de diversos materiais e elementos constituintes da linguagem visual (texturas),
observação e conversação sobre imagens e objetos, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS (ÍNDIOS)
Escuta, fala, pensamento e imaginação:
expressão oral e corporal
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações :
noções de espaço, vel