CIDADANIA E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
“ “Este projeto é muito importante porque aprendemos a ter respeito com todos e também respeitar as diferenças”.
Enzo Gabriel Soares | aluno(a)
“ “Eu penso que é muito importante trabalhar com as crianças sobre cidadania e respeito às diferenças, porque assim eles vão aprender sobre seus direitos/deveres e conviver melhor”.
Lenir Soares | responsável
Pergunta Exploratória
Sou um cidadão que faço a diferença no lugar onde vivo?
Expedição Investigativa
A motivação inicial para a realização da Expedição Investigativa foi assistir o vídeo “Gentileza gera Gentileza”. Após foi realizado um diálogo sobre o vídeo com perguntas exploratórias: Costumo ser gentil com as pessoas? Em que momentos? Sou gentil com todos independente de cor, raça, religião, posição social?
Objetivos
Propiciar o comprometimento de toda a comunidade escolar através de um trabalho educativo que consiste em auxiliar as pessoas a tornar-se cidadãos ativos, responsáveis e conscientes da importância de valorizar e respeitar às diferenças (física, cultural e social), colaborando, dessa forma, para uma sociedade mais justa, harmoniosa e menos preconceituosa.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes do 1°, 4° e 5° anos, professores, direção e funcionários da escola e famílias da comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Ciências da natureza: solo: tipos, preparação e semeadura, vegetais, higiene dos alimentos. cadeia alimentar e qualidade de vida.
Linguagens: produção textual: poesias, receitas, bilhetes, recados, interpretação oral e escrita, gramática, ortografia e dramatização.
Matemática: sistema de numeração, sistema monetário, sistema de medidas, figuras geométricas, desafios matemáticos, gráficos e tabelas.
Ciências humanas: noções temporais, diferenciação entre campo e cidade, diversidade cultural, direito deveres do cidadão e estudo do RS.
Ensino religioso: valorização da vida.