CONHECENDO A SI MESMO E AO MUNDO: NINGUÉM É IGUAL, CADA UM É ESPECIAL
“ “Eu gostei porque eles foram lá em casa brincar comigo, viram onde eu moro, meus brinquedos, tomaram mate comigo”.
Ashley Mariana Kleber | aluno(a)
“ “A gente percebe que as crianças gostam muito destas visitas, de conhecer onde o outro mora, de ver onde ele brinca, quais são seus brinquedos, como é sua casa. Esse é um dia que vai ficar marcado na lembrança deles”.
Inês Pereira | responsável
Pergunta Exploratória
Quem sou eu? De onde eu vim? Do quê eu gosto? Por que cada um é diferente?
Expedição Investigativa
Expedição na casa da criança que mora mais próximo da escola, possibilitando às crianças conhecerem melhor o outro a partir do lugar que ele vive, como também, observar o caminho que a colega percorre até chegar à escola, identificando diferentes tipos de casas, diferentes tipos de lugares existentes na cidade.
Objetivos
Vivenciar um maior autoconhecimento, explorando sua história, suas origens, seus gostos, seu corpo e sentimentos, promovendo também o reconhecimento e a reflexão sobre a diversidade existente no mundo, desenvolvendo atitudes de respeito a singularidade de cada um, sendo que ninguém é igual, mas cada um é especial.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças do Maternal II, Pré A e Pré B, professores, direção e funcionários da escola e famílias da comunidade escolar.
Articulação com o currículo
O eu, o outro e o nós;
Diversidade;
Respeito e empatia;
Diversas culturas;
Família;
Minha escola;
Emoções e sentimentos;
Corpo, gestos e movimentos;
Cuidados com o corpo;
Os cinco sentidos;
A dança e a música;
O teatro;
Traços, sons, cores e formas;
Desenho, pintura e modelagem;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Mensagens gestuais, corporais, orais e musicais;
Gêneros textuais;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
O lugar em que vivo;
Noções de espaço;
Noções de tempo;
Números e quantidade;
Fenômenos da natureza;
Meio ambiente.