Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO A SI MESMO E AO MUNDO: NINGUÉM É IGUAL, CADA UM É ESPECIAL “Eu gostei porque eles foram lá em casa brincar comigo, viram onde eu moro, meus brinquedos, tomaram mate comigo”.
Ashley Mariana Kleber | aluno(a)
“A gente percebe que as crianças gostam muito destas visitas, de conhecer onde o outro mora, de ver onde ele brinca, quais são seus brinquedos, como é sua casa. Esse é um dia que vai ficar marcado na lembrança deles”.
Inês Pereira | responsável
Pergunta Exploratória

Quem sou eu? De onde eu vim? Do quê eu gosto? Por que cada um é diferente?

Expedição Investigativa

Expedição na casa da criança que mora mais próximo da escola, possibilitando às crianças conhecerem melhor o outro a partir do lugar que ele vive, como também, observar o caminho que a colega percorre até chegar à escola, identificando diferentes tipos de casas, diferentes tipos de lugares existentes na cidade.

Objetivos

Vivenciar um maior autoconhecimento, explorando sua história, suas origens, seus gostos, seu corpo e sentimentos, promovendo também o reconhecimento e a reflexão sobre a diversidade existente no mundo, desenvolvendo atitudes de respeito a singularidade de cada um, sendo que ninguém é igual, mas cada um é especial.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças do Maternal II, Pré A e Pré B, professores, direção e funcionários da escola e famílias da comunidade escolar.

Articulação com o currículo

 O eu, o outro e o nós;
 Diversidade;
 Respeito e empatia;
 Diversas culturas;
 Família;
 Minha escola;
 Emoções e sentimentos;
 Corpo, gestos e movimentos;
 Cuidados com o corpo;
 Os cinco sentidos;
 A dança e a música;
 O teatro;
 Traços, sons, cores e formas;
 Desenho, pintura e modelagem;
 Escuta, fala, pensamento e imaginação;
 Mensagens gestuais, corporais, orais e musicais;
 Gêneros textuais;
 Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
 O lugar em que vivo;
 Noções de espaço;
 Noções de tempo;
 Números e quantidade;
 Fenômenos da natureza;
 Meio ambiente.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANITA GARIBALDI

Diretor
Nilza Teresinha Ciocari Metzger

Turma
Educação Infantil: Maternal II, Pré A e Pré B

Número de alunos
10

Educadores
Tatiane Fátima Lapinski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Floriano Peixoto

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO

Apoiadores
Smecd e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Acredito que o projeto é muito relevante para que as crianças possam conhecer melhor a si mesmas, reconhecendo suas especificidades, como também a dos outros, como algo normal em meio a diversidade, aprendendo a respeitar cada um em sua singularidade. A partir das visitas nas casas das crianças, elas tiveram a possibilidade de mostrar um pouco mais delas, seus gostos, sua casa, o caminho que percorrem até chegar à escola”.
Tatiane Lapinski | Professor(a)