NÓS E NOSSAS FAMÍLIAS: CONHECENDO NOSSAS HISTÓRIAS
“ “Acho que o projeto é legal, conhecemos um pouco mais sobre a nossa história”.
Aline Gubert | aluno(a)
“ “Acho bem importante, pois é o resgate da história de cada um. O projeto colabora muito para a aprendizagem dos alunos”.
Sandra Woiewoda | responsável
Pergunta Exploratória
Como é a sua história, quem faz parte dela? O que sabe de sua história e o que gostaria de saber?
Expedição Investigativa
É extremamente relevante trabalhar a história partindo de nossos alunos, que vivem, sentem, e são sujeitos ativos no ambiente onde estão inseridos. A expedição investigativa foi realizada com uma visita a casa de um educando da turma. Para atribuir sentido, foi pedido que pais/avós/tios/familiares contem um pouco da história daquela família, despertando a curiosidade de cada educando em busca da sua.
Objetivos
Identificar e compreender aspectos relevantes sobre a história de cada educando, bem como da comunidade onde estão inseridos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, comunidade, funcionários.
Articulação com o currículo
Matemática:
Leitura e escrita dos numerais
Composição e decomposição
Pares e ímpares
Desafios matemáticos
Cálculo mental
Sistema monetário
Gráfico
Figuras geométricas planas
Sistema de medidas
Dúzia e dezena
Português:
Alfabeto
Escrita
Leitura e oralidade
Produção de frases
Produção textual coletiva
Gêneros textuais
Parágrafo
Rimas
Correspondência entre letra e valor sonoro
Ciências Humanas:
Nome e história do nome.
Família, endereço, valorização de histórias presentes na comunidade
Diferentes formas de trabalho
Passagem do tempo
Medidas de espaço
Meios de transporte
Representações de objetos
Posição do sol
Etnias
Ciências da Natureza:
Cuidado com o ambiente onde vivemos
Fases da vida
Ensino Religioso:
Valorização da família e da vida
Memórias de religiosidades
Símbolos de religiosidade presentes na comunidade em que estão inseridos.