O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“ “Eu adoro brincar de pular, passar no minhocão e fazer todas as atividades.”
Rafael | aluno(a)
“ “A psicomotricidade é fundamental no desenvolvimento integral da criança,uma vez que o movimento significa muito mais que mexer o corpo, é uma forma de expressão e socialização de ideias ou até mesmo a oportunidade de soltar as emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo.”
Thiegler | responsável
Pergunta Exploratória
Por que devo mexer meu corpinho?
Expedição Investigativa
Espaço recreativo na escola (sala de brinquedos).
Objetivos
Promover o desenvolvimento integral da criança nos níveis cognitivo, motor e emocional, oportunizando as mesmas experiências corporais que dialogam com as diversas linguagens infantis.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da turma do maternal II A do turno da manhã, professora e monitoras.
Articulação com o currículo
Esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora fina, equilíbrio estático e dinâmico, noção do corpo: conhecimento do próprio corpo e do corpo de outro, noções espaciais do próprio corpo e do de outro, interiorização da imagem corporal, coordenação, imitação.
ESTRATÉGIAS
- Músicas
- Brincadeiras e jogos
- Atividades lúdicas
- Rodas cantadas
- Exercícios específicos e propostas de desafios
- Exploração utilização dos movimentos de preensão, encaixe, etc. no uso de objetos diretos.
- Fazer autorretrato do seu corpo.