Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL “Eu adoro brincar de pular, passar no minhocão e fazer todas as atividades.”
Rafael | aluno(a)
“A psicomotricidade é fundamental no desenvolvimento integral da criança,uma vez que o movimento significa muito mais que mexer o corpo, é uma forma de expressão e socialização de ideias ou até mesmo a oportunidade de soltar as emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo.”
Thiegler | responsável
Pergunta Exploratória

Por que devo mexer meu corpinho?

Expedição Investigativa

Espaço recreativo na escola (sala de brinquedos).

Objetivos

Promover o desenvolvimento integral da criança nos níveis cognitivo, motor e emocional, oportunizando as mesmas experiências corporais que dialogam com as diversas linguagens infantis.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos da turma do maternal II A do turno da manhã, professora e monitoras.

Articulação com o currículo

Esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora fina, equilíbrio estático e dinâmico, noção do corpo: conhecimento do próprio corpo e do corpo de outro, noções espaciais do próprio corpo e do de outro, interiorização da imagem corporal, coordenação, imitação.

ESTRATÉGIAS
- Músicas
- Brincadeiras e jogos
- Atividades lúdicas
- Rodas cantadas
- Exercícios específicos e propostas de desafios
- Exploração utilização dos movimentos de preensão, encaixe, etc. no uso de objetos diretos.
- Fazer autorretrato do seu corpo.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO DA GUARDA

Diretor
Iandra Cordeiro Getelina

Turma
Educação Infantil: Maternal II A

Número de alunos
11

Educadores
Karina Slaviero, Márcia Comin, Danusa Araldi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Smecd e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A psicomotricidade permite a compreensão da forma de como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele localizando-se no tempo e no espaço. Através de brincadeiras simples desenvolvem as noções básicas de movimento psicomotor auxiliando em suas atividades diárias”.
Karina Slaviero | Professor(a)