O QUE CABE DENTRO DE UM BRINQUEDO E DE UMA BRINCADEIRA?
“ “Brincar é uma forma de comunicação, por isso é muito importante realizar brincadeiras. As crianças que brincam são mais felizes, espontâneas e muito mais comunicativas. Mostrando assim a importância dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil.”
Ana Cláudia Adam | responsável
Pergunta Exploratória
Vem brincar comigo?
Expedição Investigativa
No Play da Escola: brincarem com os brinquedos disponíveis no espaço (cama elástica, piscina de bolinhas, castelo, escorregador...). Ao retornar realizar-se-á uma conversa com as crianças sobre o ambiente diferente, qual brinquedo e brincadeira mais chamou a atenção de cada um.
Objetivos
Explorar brinquedos e brincadeiras, proporcionando diferentes situações e espaços com o intuito de estimular a criatividade, o lúdico e a imaginação, bem como a interação, a socialização, a vivência da cooperação e o desenvolvimento da autonomia de forma e construir novas aprendizagens.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção da escola, SMECDT, família e colaboradores.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita
Desejos, necessidades, preferências e vontades. Diálogo (falar e escutar, uso da voz em diferentes espaços). Nomeação de objetos, pessoas, lugares...
Canções, histórias, fatos, experiências vividas. Leitura e escrita. Espiritualidade. Afetividade, interação, respeito, organização, solidariedade, independência.
Matemática
Contagem oral e noções de quantidade. Tempo (dia, mês, ano, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã...). Espaço (em cima, embaixo, dentro, fora, do lado, longe, perto, ...).
Natureza e sociedade
Higiene corporal. Alimentação saudável. Animais, plantas, água, lixo, ar. Convivência social.
Música e Artes Visuais
Encenação e representação. Dança. Memória musical, ritmos, timbre, discriminação de sons. O corpo e as diferentes sensações. Textura, forma, espessura, tamanho, cor.
Movimento
Motricidade fina e ampla. Atividades rítmicas e expressivas. Ordem e atenção. Esquema corporal. Coordenação psicomotora. Comunicação, expressão, percepção.