Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O QUE CABE DENTRO DE UM BRINQUEDO E DE UMA BRINCADEIRA? “Brincar é uma forma de comunicação, por isso é muito importante realizar brincadeiras. As crianças que brincam são mais felizes, espontâneas e muito mais comunicativas. Mostrando assim a importância dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil.”
Ana Cláudia Adam | responsável
Pergunta Exploratória

Vem brincar comigo?

Expedição Investigativa

No Play da Escola: brincarem com os brinquedos disponíveis no espaço (cama elástica, piscina de bolinhas, castelo, escorregador...). Ao retornar realizar-se-á uma conversa com as crianças sobre o ambiente diferente, qual brinquedo e brincadeira mais chamou a atenção de cada um.

Objetivos

Explorar brinquedos e brincadeiras, proporcionando diferentes situações e espaços com o intuito de estimular a criatividade, o lúdico e a imaginação, bem como a interação, a socialização, a vivência da cooperação e o desenvolvimento da autonomia de forma e construir novas aprendizagens.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, direção da escola, SMECDT, família e colaboradores.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita
Desejos, necessidades, preferências e vontades. Diálogo (falar e escutar, uso da voz em diferentes espaços). Nomeação de objetos, pessoas, lugares...
Canções, histórias, fatos, experiências vividas. Leitura e escrita. Espiritualidade. Afetividade, interação, respeito, organização, solidariedade, independência.
Matemática
Contagem oral e noções de quantidade. Tempo (dia, mês, ano, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã...). Espaço (em cima, embaixo, dentro, fora, do lado, longe, perto, ...).
Natureza e sociedade
Higiene corporal. Alimentação saudável. Animais, plantas, água, lixo, ar. Convivência social.
Música e Artes Visuais
Encenação e representação. Dança. Memória musical, ritmos, timbre, discriminação de sons. O corpo e as diferentes sensações. Textura, forma, espessura, tamanho, cor.
Movimento
Motricidade fina e ampla. Atividades rítmicas e expressivas. Ordem e atenção. Esquema corporal. Coordenação psicomotora. Comunicação, expressão, percepção.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO DA GUARDA

Diretor
Iandra Cordeiro Getelina

Turma
EDUCAÇÃO INFANTIL: Maternal I A

Número de alunos
15

Educadores
Silvonete Federle Comarella Serafini e Taiane Guizzo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Smecd e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Por meio deste projeto nota-se a importância de explorar brinquedos e brincadeiras de diversas formas e em diferentes espaços, como está sendo feito. As crianças envolvem-se, havendo uma aprendizagem significativa estimulando a criatividade e também a interação com os colegas e professores.”
Taiane Guizzo | Professor(a)