“BICHARADA”
“ “O projeto mostra a importância dos animais no universo social, o trabalho pedagógico na escola, bem como a importante estimulação do desenvolvimento da criança em respeito aos animais. Desperta na criança a afetividade natural, a convivência com os animais, a importância da preservação da fauna. É importante que a criança conheça os diferentes tipos de animais, percebendo os que transmitem algum perigo e os que não, pois a criança irá conviver com eles pela sua trajetória de vida”.
Tanizze Martins | responsável
Pergunta Exploratória
Que bicho é esse?
Expedição Investigativa
No próprio espaço escolar, em uma sala previamente organizada com animais diversos (pelúcias, plástico, borracha...), sons de animais, figuras de animais e outros.
Objetivos
Reconhecer que os animais são seres vivos, respeitando, valorizando e protegendo-os, bem como definir diferentes formas e tamanhos de animais, lembrando seus nomes e os sons.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto envolverá alunos, professores, monitores, equipe diretiva e famílias.
Articulação com o currículo
O EU, O OUTRO, O NÓS
- Construir conhecimentos sobre os animais;
- Comunicar suas necessidades, desejos, conhecimentos e emoções;
- Socialização da criança no mundo em que vive;
TRAÇOS, SONS, FORMAS E IMAGENS
- Imitar gestos, movimentos, sons, palavras;
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
- distinguir e identificar os animais e seus sons.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- Explorar formas de deslocamento no espaço;
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
- Reconhecer os animais aos seus sons quando instigada;
- Verbalizar seus conhecimentos quanto aos animais;
- Apreciar a escuta.