A IMAGINAÇÃO PEDE PASSAGEM PARA EXPLORAR O MUNDO
“ “O trabalho desenvolvido na escola realmente incentiva e desperta o gosto pela leitura nas crianças. Toda semana minha filha vem com um livro infantil para a gente ler em casa para ela. Nossa família tem momentos únicos e mágicos. Que venham sempre novas histórias e atividades envolvendo a família, pois isso é muito importante para nossos pequenos", diz a mãe da aluna Aghata, de 1 ano.
MÃE: SAVIANE DA CAMPOS FLORES | aluno(a)
“ O trabalho desenvolvido na escola realmente incentiva e desperta o gosto pela leitura nas crianças. "Toda sexta minha filha vem com um livro infantil para a gente ler em casa para ela e é um momento único e mágico", diz o pai da aluna Alice, de 1 ano.
PAI: GIOVANE LUIS MONTANO | responsável
Pergunta Exploratória
Onde está o livro?
Expedição Investigativa
Contação de história, através de uma técnica diferente, no pátio da escola.
Objetivos
Vivenciar momentos de ludicidade, exploração do imaginário infantil, faz de conta, através do contato com o mundo dos livros e histórias infantis, oportunizando que famílias interajam e participem do projeto, despertando um primeiro contato com a literatura infantil com o intuito de que pequenos leitores sejam no futuro grandes escritores. Criar situações em que a criança possa explorar o mundo e seus elementos através de atividades que estimulem seu desenvolvimento social, motor e cognitivo.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças da turma do Berçário II A, Família, Professores, Colaboradores.
Articulação com o currículo
Corpo, Gestos e Movimentos
• Autonomia e segurança para buscar livros, objetos, se deslocar e brincar
• Gestos e movimentos expressivos do corpo como comunicador
O eu, o Outro e o Nós
• Expressão de sentimentos, desejos e necessidades
• Curiosidade, autonomia no brincar e nos cuidados de si, do outro e do ambiente
• Situações de colaboração e compartilhamento
• Relações: interação com adultos e crianças. Ter iniciativa e buscar solução para conflitos
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Expressão oral e diálogo
• Narração de acontecimentos, crianção de enredos e recontos
• Brincar com as palavras (cantigas e quadrinhas)
• Experiências com momentos de narrativas literárias e momentos de conversas em grupo
• Elaboração de hipóteses e explicações
• Expressões no faz de conta
Traços, Sons, Cores e Formas
• Expressão e comunicação
• Criação e experimentação de diversas linguagens e formas expressivas
• Vivência artística e ampliação do repertório cultura, artístico e musical.