Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A IMAGINAÇÃO PEDE PASSAGEM PARA EXPLORAR O MUNDO “O trabalho desenvolvido na escola realmente incentiva e desperta o gosto pela leitura nas crianças. Toda semana minha filha vem com um livro infantil para a gente ler em casa para ela. Nossa família tem momentos únicos e mágicos. Que venham sempre novas histórias e atividades envolvendo a família, pois isso é muito importante para nossos pequenos", diz a mãe da aluna Aghata, de 1 ano.
MÃE: SAVIANE DA CAMPOS FLORES | aluno(a)
O trabalho desenvolvido na escola realmente incentiva e desperta o gosto pela leitura nas crianças. "Toda sexta minha filha vem com um livro infantil para a gente ler em casa para ela e é um momento único e mágico", diz o pai da aluna Alice, de 1 ano.
PAI: GIOVANE LUIS MONTANO | responsável
Pergunta Exploratória

Onde está o livro?

Expedição Investigativa

Contação de história, através de uma técnica diferente, no pátio da escola.

Objetivos

Vivenciar momentos de ludicidade, exploração do imaginário infantil, faz de conta, através do contato com o mundo dos livros e histórias infantis, oportunizando que famílias interajam e participem do projeto, despertando um primeiro contato com a literatura infantil com o intuito de que pequenos leitores sejam no futuro grandes escritores. Criar situações em que a criança possa explorar o mundo e seus elementos através de atividades que estimulem seu desenvolvimento social, motor e cognitivo.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças da turma do Berçário II A, Família, Professores, Colaboradores.

Articulação com o currículo

Corpo, Gestos e Movimentos
• Autonomia e segurança para buscar livros, objetos, se deslocar e brincar
• Gestos e movimentos expressivos do corpo como comunicador
O eu, o Outro e o Nós
• Expressão de sentimentos, desejos e necessidades
• Curiosidade, autonomia no brincar e nos cuidados de si, do outro e do ambiente
• Situações de colaboração e compartilhamento
• Relações: interação com adultos e crianças. Ter iniciativa e buscar solução para conflitos
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Expressão oral e diálogo
• Narração de acontecimentos, crianção de enredos e recontos
• Brincar com as palavras (cantigas e quadrinhas)
• Experiências com momentos de narrativas literárias e momentos de conversas em grupo
• Elaboração de hipóteses e explicações
• Expressões no faz de conta
Traços, Sons, Cores e Formas
• Expressão e comunicação
• Criação e experimentação de diversas linguagens e formas expressivas
• Vivência artística e ampliação do repertório cultura, artístico e musical.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO DA GUARDA

Diretor
Iandra Cordeiro Getelina

Turma
Educação Infantil: Berçário II A – Manhã

Número de alunos
12

Educadores
Caroline Tonin Cadorin, Suzana Borrea e Danuza Zambilo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Smecd e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Cada passo dado estive com olhar sensível favorecendo o avanço das descobertas, envolvendo as diferentes linguagens e possibilitando experiências significativas, para que as crianças pudessem entender, significar, criar, construir e desconstruir o mundo. O contato com o mundo da imaginação foi diário e muito gratificante, pois de forma prazerosa, baseado no uso de técnicas variadas, as atividades contribuem para o desenvolvimento da fala, na socialização, interação e concentração.”
CAROLINE TONIN CADORIN | Professor(a)