BRINCAR: ENTRE O BELO E O CURIOSO
“ “A criança pode interagir com diferentes materiais e dar novos usos a eles, estimulando a criatividade desde pequeno: entrando em uma cozinha e pegando alguns utensílios domésticos, por exemplo, uma panela e uma colher, a criança vai explorar de diversas maneiras (“fazendo um bolo”, colocando na boca, batendo em superfícies para ver se sai algum som). Brincar com objetos de uso cotidiano estimula a criança a ser ainda mais curiosa e divertir-se, independente do brinquedo explorado.”
Juraci | responsável
Pergunta Exploratória
Como o brincar pode ser Belo e Curioso?
Expedição Investigativa
Em um ambiente da Escola: montado um espaço/instalação com vários materiais não estruturados, com uma proposta estética que prime pela beleza e instigue a curiosidade dos educandos, possibilitando a livre experimentação e a invenção/reinvenção.
Objetivos
Primar por momentos e espaços educativos pautados na CURIOSIDADE E BELEZA ESTÉTICA que possibilitem às crianças experiências multissensoriais, através da descoberta/exploração de materiais inusitados e não estruturados, priorizando a autonomia dos educandos .
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, Educadoras, Equipe Diretiva, Funcionários
Articulação com o currículo
Expressão corporal: emoções, necessidades e desejos, ampliando suas estratégias comunicativas. Gestos e movimentos no cuidado de si. Possibilidades corporais, respondendo a desafios criados em espaços que possibilitem explorações diferenciadas. Possibilidades de seu corpo nas brincadeiras ou diante das demandas proporcionadas por ambientes acolhedores e desafiantes. Formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas. Imitação de gestos, sonoridades e movimentos de outras crianças e adultos. Reconhecimento quando chamam seu nome e os nomes das pessoas com quem convive. Apreciação de pequenas histórias. Imitação da entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar. Diálogos: movimentos expressivos, gestos, balbucios e fala. Objetos e materiais- odores, sabores, sonoridades, texturas, formas, pesos, tamanhos e posições no espaço. Ações e modificações em objetos ou no ambiente ao explorá-lo. Sons. Diferentes fontes sonoras.