Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCAR: ENTRE O BELO E O CURIOSO “A criança pode interagir com diferentes materiais e dar novos usos a eles, estimulando a criatividade desde pequeno: entrando em uma cozinha e pegando alguns utensílios domésticos, por exemplo, uma panela e uma colher, a criança vai explorar de diversas maneiras (“fazendo um bolo”, colocando na boca, batendo em superfícies para ver se sai algum som). Brincar com objetos de uso cotidiano estimula a criança a ser ainda mais curiosa e divertir-se, independente do brinquedo explorado.”
Juraci | responsável
Pergunta Exploratória

Como o brincar pode ser Belo e Curioso?

Expedição Investigativa

Em um ambiente da Escola: montado um espaço/instalação com vários materiais não estruturados, com uma proposta estética que prime pela beleza e instigue a curiosidade dos educandos, possibilitando a livre experimentação e a invenção/reinvenção.

Objetivos

Primar por momentos e espaços educativos pautados na CURIOSIDADE E BELEZA ESTÉTICA que possibilitem às crianças experiências multissensoriais, através da descoberta/exploração de materiais inusitados e não estruturados, priorizando a autonomia dos educandos .

Comunidade de Aprendizagem

Famílias, Educadoras, Equipe Diretiva, Funcionários

Articulação com o currículo

Expressão corporal: emoções, necessidades e desejos, ampliando suas estratégias comunicativas. Gestos e movimentos no cuidado de si. Possibilidades corporais, respondendo a desafios criados em espaços que possibilitem explorações diferenciadas. Possibilidades de seu corpo nas brincadeiras ou diante das demandas proporcionadas por ambientes acolhedores e desafiantes. Formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e orientações diversas. Imitação de gestos, sonoridades e movimentos de outras crianças e adultos. Reconhecimento quando chamam seu nome e os nomes das pessoas com quem convive. Apreciação de pequenas histórias. Imitação da entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar. Diálogos: movimentos expressivos, gestos, balbucios e fala. Objetos e materiais- odores, sabores, sonoridades, texturas, formas, pesos, tamanhos e posições no espaço. Ações e modificações em objetos ou no ambiente ao explorá-lo. Sons. Diferentes fontes sonoras.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO DA GUARDA

Diretor
Iandra Cordeiro Getelina

Turma
Educação Infantil: Berçário II B

Número de alunos
10

Educadores
Marcele Anversa Lima, Leliani Menin, Priscila de Cesaro e Cácia Rigo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Smecd e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A criança pequena, através do seu movimento e ação tem a possibilidade de conhecer o mundo com muita curiosidade e ludicidade, buscando aprender por conta própria o tempo todo. O projeto proporciona às crianças um brincar que possibilite a exploração e a descoberta, através de uma abordagem permeada pela ESTÉTICA e a CURIOSIDADE.”
Marcele Anversa Lima | Professor(a)