Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

DESCOBRINDO O MUNDO ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES “Através da exploração de diferentes materiais, os pequenos ampliam a capacidade de expressão e conhecimento do mundo, estimulando assim, diferentes sentidos. Por isso, é de extrema importância oferecer estímulos diversificados aproveitando a curiosidade das crianças”.
Daiane de Oliveira | responsável
Pergunta Exploratória

Como proporcionar aos bebês a oportunidade de exploração e experiências através de texturas e sensações, ampliando sua capacidade de expressão?

Expedição Investigativa

Na sala de aula da turma do Berçário I, turno da tarde: os bebês com a oportunidade de explorar, reconhecer e manipular a textura, forma e cor do macarrão, ampliando as experiências sensoriais, expressivas e corporais a partir das sensações provocadas pelo contato com o macarrão.

Objetivos

Estimular o desenvolvimento sensorial e a participação dos bebês nas atividades individuais e coletivas, proporcionando aos mesmos um ambiente enriquecedor e afetivo para que, por meio de novas descobertas e brincadeiras, possam construir vivências significativas envolvendo a exploração de diversos materiais.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto envolverá alunos, professores, monitores, equipe diretiva e famílias da turma (Berçário I) da Escola Municipal de Educação Infantil Anjinho da Guarda.

Articulação com o currículo

Emoções, necessidades e desejos.
Possibilidades corporais, respondendo a desafios criados em espaços que possibilitem explorações diferenciadas.
Possibilidades de seu corpo nas brincadeiras ou diante das demandas proporcionadas por ambientes acolhedores e desafiantes.
Cuidado do seu corpo e do seu bem estar.
Gestos, sonoridades e moviemtnos de outras crianças e adultos.
Reconhecer quando chamam seu nome e os nomes das pessoas com quem convive.
Apreciar a escuta de pequenas histórias
Criar sons, rimas e gestos em brincadeiras de roda e outras brincadeiras.
Explorar as características de objetos e materiais – odores, sabores, sonoridades, texturas, formas, pesos, tamanhos e posições no espaço.
Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos cotidianos.
Reconhecer as sensações do seu corpo em momentos de alimentação, higiene, descanso.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANJINHO DA GUARDA

Diretor
Iandra Cordeiro Getelina

Turma
Educação Infantil: Berçário I A

Número de alunos
10

Educadores
Gilvana Mascherin, Márcia Teresinha Sacon Comin, Danuza Zambilo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
Smecd e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Os bebês nascem com uma curiosidade natural sobre o seu mundo e desejo de explorar e aprender. E para entender o mundo, os bebês precisam experimentá-lo. Eles têm uma enorme necessidade e prazer em tocar, provar, sentir tudo ao seu redor. É assim que eles aprendem. E isso acontece o tempo todo. Os bebês são exploradores por natureza, e entender isso é fundamental para oferecermos condições para que o espaço o estimule de maneira mais rica possível”.
Gilvana Mascherin | Professor(a)