A CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO: O BRINQUEDO NÃO ESTRUTURADO
“ “Olha a minha máquina do tempo!”
Henrique Gabriel Campos Trosinski | aluno(a)
“ “Como mãe percebi a importância da minha filha interagir com diversos elementos, brincar, criar, fazer trocas com os colegas por meio de materiais não estruturados, durante esse processo ela descobriu sua independência, o mistério das combinações, da criatividade, o prazer a delicia da criação e também a frustração dos desafios, das tentativas que não foram bem sucedidas. Esse projeto permitiu que minha filha, tão pequena, ampliasse seu universo criativo e o mundo das possibilidades.”
Natiele Segabinazzi Pereira | responsável
Pergunta Exploratória
“Olha a minha máquina do tempo!” O QUE PODEMOS CRIAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS?
Expedição Investigativa
Diferentes organizações de ambientes contextuais com variados enfoques: mundo dos materiais não estruturados, mundo de faz de conta e mundo das profissões. Durante a expedição nos ambientes montados a professora, num primeiro momento, pediu que observassem tudo atentamente depois deixou que explorassem tudo o que fora proporcionado para a brincadeira. Foram anotados todos os comentários, registrado com fotos as manifestações das crianças e o que o contato com estes materiais proporcionou a elas.
Objetivos
Possibilitar experiências que potencializem o processo criativo da criança, através de diferentes materiais não estruturados, visando o desenvolvimento da inteligência, a oportunidade da criança de tomar decisões, expressar sentimentos interagir consigo e com o outro no mundo da imaginação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos das turmas do Pré Nivel A e B, professores da escola, pessoas convidadas (contador de histórias), pais e avós.
Articulação com o currículo
Ampliação do vocabulário e expressão oral e escrita: leitura e escrita espontânea; comunicação oral e ampliação do vocabulário; escutar textos, histórias, relatos, experiências vividas; recontos; criar histórias com sequência lógica.; valores; desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade artística; música, imitar, inventar , reproduzir, improvisar; manipular e explorar diferentes objetos e materiais; desenho, pintura, modelagem, colagem e da construção; linguagem corporal, musical e plástica; produzir e respeitar o processo de criação de trabalhos artísticos; valorização e preservação da vida; explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas; mundo social, respeitando a diversidade humana e as regras básicas de convívio social; consciência corporal; imagem do próprio corpo, conhecendo e identificando seus elementos; desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras; noções de tempo e espaço; empilhar, rolar, comparar, encaixar, medir.