Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

LEITURA E ESCRITA: UM MUNDO DE DESCOBERTAS “Estou aprendendo nesse ano a ler e escrever muitas palavras novas. A professora tem me ajudado e incentivado na leitura e na escrita com livros e revistas. Com essas tarefas tenho aprendido várias coisas bem legais e interessantes. Quero aprender muito mais.”
Antônia Scalon Duarte | aluno(a)
“Um ato de grande importância na aprendizagem, a leitura, além de favorecer o conhecimento e o aprendizado, também aprimora a escrita. A prática de leitura, seja por prazer ou para estudo, aprimora o vocabulário, o raciocínio e a interpretação. A Antônia encanta-se a cada nova palavra descoberta, seja através da leitura de um livro ou na elaboração de uma frase ou texto que ela mesma tenha que escrever. A partir do hábito de ler, descobrem um “outro mundo”, e a escrita complementa essa jornada.”
Mariel Nicole Scalon | responsável
Pergunta Exploratória

Qual é a importância da leitura e da escrita no cotidiano?

Expedição Investigativa

Expedição investigativa na Biblioteca da Escola. Lá a turma encontrou um Baú em meio aos livros. Ao abri-lo perceberam que havia uma carta, livros, revistas, panfletos,... Curiosos, pediram para ser lido o que estava escrito na carta: A história da leitura e escrita. Perceberam assim que a leitura e a escrita é como um tesouro a ser descoberto e protegido. Durante o momento foi comentado sobre a importância da leitura e da escrita na alfabetização e no nosso cotidiano.

Objetivos

Desenvolver atividades prazerosas que estimulem no estudante o hábito de ler e escrever como forma de entretenimento, comunicação, aquisição de valores e ensino-aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto terá o envolvimento dos Alunos do 2º ano, Professores, palestrantes,Direção e Comunidade Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cecconelo.

Articulação com o currículo

Expressão oral
Expressividade e sequência lógica das ideias
Ampliação do vocabulário
Sinais de pontuação
Sílabas simples, complexas e seus sons
Produção, reescrita individual e coletiva
Leitura, compreensão e interpretação de forma oral e escrita
Frases
Sequência de ideias
Expressão Oral
Produção textual
Gêneros textuais
Ortografia
Números no contexto diário até 500
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou frequentes (crescente, decrescente, ordinais e cardinais)
Cálculos de adição e subtração por meio de técnicas e estratégias pessoais
Listas
Gráficos
Tabelas
Situações problemas
Meio Ambiente
Regras de convivência/cidadania
Meios de Comunicação: existentes em nossa cidade
Artes Visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, picotagem, recorte, dobradura, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, material de sucatas
Relação Eu com os outros
Reflexões e Orações
Valores e atitudes de convivência.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Patricia Salah Anversa

Turma
2º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
24

Educadores
Lisiane Peretti Risson

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Um dos maiores desafios é criar oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades leitoras e escritas, pois adquirindo esse hábito eles começam a se destacar não somente nas atividades educativas, como também na participação social. A leitura e a escrita são base para qualquer outro conhecimento, são portas pelas quais recebemos significados e damos significado.”
Lisiane Peretti Risson | Professor(a)