Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“CONHECENDO E VALORIZANDO NOSSA HISTÓRIA: ESTAÇÃO ONTEM E HOJE” “Achei legal e interessante conhecer a história de Estação, visitar a casa da cultura e ver as fotos antigas.”
Eduardo | aluno(a)
“A ideia de resgatar a história de Estação é muito importante e necessário para nossas crianças. Conhecer quem somos, de onde viemos e como tudo começou. Resgatar o passado possibilita uma forma de passar todas as informações e aconteceimtos para nossas crianças entenderem os dias atuais, como nossa cultura, costumes, religiões, política. Para que fique viva a história e nossas crianças passem adiante para as próximas gerações.”
Queli Toniazzo Borsatti | responsável
Pergunta Exploratória

Como o passado contribui para o que somos hoje?

Expedição Investigativa

Visita na Casa da Cultura para observação do acervo de fotos do município, biblioteca municipal e Estação Férrea. Observação, registro de fotos, entrevista.

Objetivos

Resgatar e valorizar a história do município de Estação, instigando o senso de responsabilidade e de cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, família, comunidade do município, moradores antigos, lideranças, bibliotecária.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Oralidade, levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos, confecção de panfletos informativos.
Matemática: Elaboração de tabelas e gráfico; situações problemas.
Geografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, profissões, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
História: Verificar as mudanças e ou permanências na paisagem e costumes e hábitos. Distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.
Arte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, contrução de maquetes.
Educação Física: Levantamento de esportes praticados pela população e a influência dos mesmos na qualidade de vida da população.
Ciências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Patricia Salah Anversa

Turma
4º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
15

Educadores
Renata Sanches Regauer

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“É muito bom perceber a vontade dos alunos em conhecer a história do município em que vivem e se tornarem, no decorrer do processo, os pesquisadores e disseminadores de acontecimentos históricos que contribuíram para o contexto atual.”
Renata Sanches Regauer | Professor(a)