“CONHECENDO E VALORIZANDO NOSSA HISTÓRIA: ESTAÇÃO ONTEM E HOJE”
                                                                	“ “Achei legal e interessante conhecer a história de Estação, visitar a casa da cultura e ver as fotos antigas.”                                    
                                     Eduardo | aluno(a) 
                                                                	“ “A ideia de resgatar a história de Estação é muito importante e necessário para nossas crianças. Conhecer quem somos, de onde viemos e como tudo começou. Resgatar o passado possibilita uma forma de passar todas as informações e aconteceimtos para nossas crianças entenderem os dias atuais, como nossa cultura, costumes, religiões, política. Para que fique viva a história e nossas crianças passem adiante para as próximas gerações.”                                    
                                     Queli Toniazzo Borsatti | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como o passado contribui para o que somos hoje?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Visita na Casa da Cultura para observação do acervo de fotos do município, biblioteca municipal e Estação Férrea. Observação, registro de fotos, entrevista. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Resgatar e valorizar a história do município de Estação, instigando o senso de responsabilidade e de cidadania. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, família, comunidade do município, moradores antigos, lideranças, bibliotecária. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Língua Portuguesa: Oralidade, levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos, confecção de panfletos informativos.
Matemática: Elaboração de tabelas e gráfico; situações problemas.
Geografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, profissões, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
História: Verificar as mudanças e ou permanências na paisagem e costumes e hábitos. Distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.
Arte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, contrução de maquetes.
Educação Física: Levantamento de esportes praticados pela população e a influência dos mesmos na qualidade de vida da população.
 Ciências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.