SOU CIDADÃO DO MUNDO CONHECENDO O BAIRRO DA MINHA ESCOLA
“ “Eu achei muito legal conhecer o bairro onde nossa escola está, pois moro em outro bairro, que fica um pouco longe da nossa escola. Passeando e conhecendo algumas pessoas do Santuário pude ver como é grande e acolhedor morar aqui e também que todos os bairros tem muitas coisas legais e que podem melhorar com a ajuda de todos.”
Winicios Segabinazzi Holz | aluno(a)
“ “É importante partir do meio onde a criança está inserida, de seus interesses, do mundo concreto ao qual pertence. Pode perceber o que existe e o que está acontecendo, compreendendo como foi e é organizado, proporcionando novas leituras do espaço vivido cotidianamente. Passa a ter noção de pertencimento, colaborando para a construção da cidadania através do fortalecimento da identidade, da valorização e compreensão do lugar, numa visão crítica da realidade social, política e histórica.”
Liziane Acorsi Inocente | responsável
Pergunta Exploratória
Como exercer minha cidadania no ambiente onde vivo e convivo?
Expedição Investigativa
Nas mediações da escola: observar o bairro, coletando imagens e dados, entrevistas com alguns moradores, destacando assuntos como: tempo de moradia, trânsito, prática de esportes, pontos positivos e negativos do local. Organização os dados coletados montando um mural de fotos, para produção de um panfleto informativo, destacando fatores de qualidade de vida para a comunidade do bairro, bem como perceber pontos importantes para a comunidade.
Objetivos
Construir a percepção do modo de vida da comunidade onde a escola está inserida a partir da análise dos elementos geográficos e humanos, despertando a cidadania através do conhecimento do seu território e envolvimento social visando uma análise crítica da realidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes, comunidade, moradores do bairro, Coordenador do bairro, colaboradores, ...
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Oralidade, levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos, confecção de panfletos informativos.
Matemática: Elaboração de tabelas e gráfico; situaçãoes problemas.
Geografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, profissões, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
História: Verificar as mudanças e ou permanências na paisagem e costumes e hábitos. Distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.
Arte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, contrução de maquetes.
Educação Física: Levantamento de esportes praticados pela população e a influência dos mesmos na qualidade de vida da população.
Ciências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.