SOU CIDADÃO DO MUNDO CONHECENDO O BAIRRO DA MINHA ESCOLA
                                                                	“ “Eu achei muito legal conhecer o bairro onde nossa escola está, pois moro em outro bairro, que fica um pouco longe da nossa escola. Passeando e conhecendo algumas pessoas do Santuário pude ver como é grande e acolhedor morar aqui e também que todos os bairros tem muitas coisas legais e que podem melhorar com a ajuda de todos.”                                    
                                     Winicios Segabinazzi Holz | aluno(a) 
                                                                	“ “É importante partir do meio onde a criança está inserida, de seus interesses, do mundo concreto ao qual pertence. Pode perceber o que existe e o que está acontecendo, compreendendo como foi e é organizado, proporcionando novas leituras do espaço vivido cotidianamente. Passa a ter noção de pertencimento, colaborando para a construção da cidadania através do fortalecimento da identidade, da valorização e compreensão do lugar, numa visão crítica da realidade social, política e histórica.”                                    
                                     Liziane Acorsi Inocente | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como exercer minha cidadania no ambiente onde vivo e convivo?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Nas mediações da escola: observar o bairro, coletando imagens e dados, entrevistas com alguns moradores, destacando assuntos como: tempo de moradia, trânsito, prática de esportes, pontos positivos e negativos do local. Organização os dados coletados montando um mural de fotos, para produção de um panfleto informativo, destacando fatores de qualidade de vida para a comunidade do bairro, bem como perceber pontos importantes para a comunidade. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Construir a percepção do modo de vida da comunidade onde a escola está inserida a partir da análise dos elementos geográficos e humanos, despertando a cidadania através do conhecimento do seu território e envolvimento social visando uma análise crítica da realidade. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, família, palestrantes, comunidade, moradores do bairro, Coordenador do bairro, colaboradores, ... 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Língua Portuguesa: Oralidade, levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos, confecção de panfletos informativos.
Matemática: Elaboração de tabelas e gráfico; situaçãoes problemas.
Geografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, profissões, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
História: Verificar as mudanças e ou permanências na paisagem e costumes e hábitos. Distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.
Arte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, contrução de maquetes.
Educação Física: Levantamento de esportes praticados pela população e a influência dos mesmos na qualidade de vida da população.
 Ciências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.