Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

SOU CIDADÃO DO MUNDO CONHECENDO O BAIRRO DA MINHA ESCOLA “Eu achei muito legal conhecer o bairro onde nossa escola está, pois moro em outro bairro, que fica um pouco longe da nossa escola. Passeando e conhecendo algumas pessoas do Santuário pude ver como é grande e acolhedor morar aqui e também que todos os bairros tem muitas coisas legais e que podem melhorar com a ajuda de todos.”
Winicios Segabinazzi Holz | aluno(a)
“É importante partir do meio onde a criança está inserida, de seus interesses, do mundo concreto ao qual pertence. Pode perceber o que existe e o que está acontecendo, compreendendo como foi e é organizado, proporcionando novas leituras do espaço vivido cotidianamente. Passa a ter noção de pertencimento, colaborando para a construção da cidadania através do fortalecimento da identidade, da valorização e compreensão do lugar, numa visão crítica da realidade social, política e histórica.”
Liziane Acorsi Inocente | responsável
Pergunta Exploratória

Como exercer minha cidadania no ambiente onde vivo e convivo?

Expedição Investigativa

Nas mediações da escola: observar o bairro, coletando imagens e dados, entrevistas com alguns moradores, destacando assuntos como: tempo de moradia, trânsito, prática de esportes, pontos positivos e negativos do local. Organização os dados coletados montando um mural de fotos, para produção de um panfleto informativo, destacando fatores de qualidade de vida para a comunidade do bairro, bem como perceber pontos importantes para a comunidade.

Objetivos

Construir a percepção do modo de vida da comunidade onde a escola está inserida a partir da análise dos elementos geográficos e humanos, despertando a cidadania através do conhecimento do seu território e envolvimento social visando uma análise crítica da realidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, palestrantes, comunidade, moradores do bairro, Coordenador do bairro, colaboradores, ...

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Oralidade, levantamento de dados, análise das informações coletadas, produção de textos utilizando gêneros diversos, confecção de panfletos informativos.
Matemática: Elaboração de tabelas e gráfico; situaçãoes problemas.
Geografia: Pesquisas sobre comércios, empresas, indústrias, profissões, mapas, legendas, o meio urbano e rural, agricultura e relações de trabalho.
História: Verificar as mudanças e ou permanências na paisagem e costumes e hábitos. Distinguir a diferença entre direitos e deveres ou obrigações de cada cidadão.
Arte: Elaboração de portifólio, álbum de fotos, contrução de maquetes.
Educação Física: Levantamento de esportes praticados pela população e a influência dos mesmos na qualidade de vida da população.
Ciências: Levantamento de dados sobre a infraestrutura, saúde, alimentação, índice de natalidade e mortalidade, levantamento de dados sobre as empresas e suas relações com o meio ambiente.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Patricia Salah Anversa

Turma
3º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
19

Educadores
Alessandra Esberci

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Através desse projeto percebe-se que o bairro vai muito além dos limites físicos. O bairro são as pessoas do local, seus comércios, suas crenças e sonhos. Na expedição tudo isso ficou claro para as crianças em especial que os moradores deste bairro têm muito orgulho da nossa escola, valorizando-a e sentem-se parte dessa comunidade, melhorando-a constantemente. Essa experiência foi primordial para a compreensão do ser parte de um todo, da união faz a força, faz a diferença.”
Alessandra Esberci | Professor(a)