Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO EU DESCUBRO E CONHEÇO, CONHECENDO EU FAÇO AS MINHAS ESCOLHAS “Quando eu crescer quero ser veterinária, mas ainda não estou bem certa disso porque tem tantas coisas que eu posso fazer, tantas coisas que posso ser. Com esse projeto aprendemos que todas as profissões são muito importantes e que devemos ter amor no que fazemos, eu fiquei conhecendo até algumas profissões que nem sabia que existiam.”
Pietra Urbano de Oliveira | aluno(a)
“Como pais só temos a agradecer ao projeto “A União Faz a Vida”, pois através das atividades que são desenvolvidas os alunos podem adquirir um maior crescimento, ampliação de mundo e compreensao sobre suas atitudes, respnsabilidades como cidadãos, acrescentando valores de união, respeito, formando seres capazes de empreender, valorizar e criar. Somos seres em constante desenvolvimento, capazes de ensinar e aprender, mas principalmente de valorizar e respeitar todos que vivem neste mundo.”
Liziane Tretto Rendl | responsável
Pergunta Exploratória

Quais profissões me cercam e como conhecê-las melhor?

Expedição Investigativa

Nos espaços organizados com materiais não estruturados e relacionados as diversas profissões, em diversos dias. Após a expedição os alunos organizaram os dados coletados, tanto na observação quanto nas entrevistas com os pais e profissionais mais próximos (familiares, serventes, vigilante....).

Objetivos

Construir a percepção do modo de vida da comunidade onde a escola estáinserida a partir da análise dos elementos geográficos e humanos, despertando a cidadania através do conhecimento do seu território e envolvimento social visando uma análise crítica da realidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias, palestrantes, comunidade, moradores do bairro, profissionais, Coordenador do bairro, colaboradores, ...

Articulação com o currículo

Profissões eles conhecem, se interessam, querem ser e o que sabem sobre elas e etc;
• A partir daí, trabalhá-las individualmente;
• Músicas;
• Filmes;
• Brincadeiras dirigidas;
• Recorte e colagem;
• Desenhos;
• Atividades de escrita espontânea e leitura;
• Criar coletivamente um mural que exponha as profissões que eles mais se interessam;
• Confeccionar uniformes com material reciclado;
• Montar um livrinho pessoal sobre o projeto, que contenha informações e imagens sobre a profissão dos pais e a que a criança pretende seguir e outras que se interessou;
• Entrevistas;
• Convidar profissionais para conversar com as crianças e interagir com elas;
Trabalho com histórias: Profissões, Quando eu crescer, Imitando as formigas. Construção de jogos referente as profissões, filme Bee Movie.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Patricia Salah Anversa

Turma
Educação Infantil: PRÉ B

Número de alunos
15

Educadores
Alessandra Esberci

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“As crianças perceberam o quanto cada um é importante na sociedade, que somos elos interligados, que um depende do outro e devemos nos ajudar mutuamente. Também foi gratificante perceber a surpresa dos pequenos diante das inúmeras profissões e o conhecimento partilhado com as famílias e todos os envolvidos.”
Alessandra Esberci | Professor(a)