BRINCANDO EU DESCUBRO E CONHEÇO, CONHECENDO EU FAÇO AS MINHAS ESCOLHAS
“ “Quando eu crescer quero ser veterinária, mas ainda não estou bem certa disso porque tem tantas coisas que eu posso fazer, tantas coisas que posso ser. Com esse projeto aprendemos que todas as profissões são muito importantes e que devemos ter amor no que fazemos, eu fiquei conhecendo até algumas profissões que nem sabia que existiam.”
Pietra Urbano de Oliveira | aluno(a)
“ “Como pais só temos a agradecer ao projeto “A União Faz a Vida”, pois através das atividades que são desenvolvidas os alunos podem adquirir um maior crescimento, ampliação de mundo e compreensao sobre suas atitudes, respnsabilidades como cidadãos, acrescentando valores de união, respeito, formando seres capazes de empreender, valorizar e criar. Somos seres em constante desenvolvimento, capazes de ensinar e aprender, mas principalmente de valorizar e respeitar todos que vivem neste mundo.”
Liziane Tretto Rendl | responsável
Pergunta Exploratória
Quais profissões me cercam e como conhecê-las melhor?
Expedição Investigativa
Nos espaços organizados com materiais não estruturados e relacionados as diversas profissões, em diversos dias. Após a expedição os alunos organizaram os dados coletados, tanto na observação quanto nas entrevistas com os pais e profissionais mais próximos (familiares, serventes, vigilante....).
Objetivos
Construir a percepção do modo de vida da comunidade onde a escola estáinserida a partir da análise dos elementos geográficos e humanos, despertando a cidadania através do conhecimento do seu território e envolvimento social visando uma análise crítica da realidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias, palestrantes, comunidade, moradores do bairro, profissionais, Coordenador do bairro, colaboradores, ...
Articulação com o currículo
Profissões eles conhecem, se interessam, querem ser e o que sabem sobre elas e etc;
• A partir daí, trabalhá-las individualmente;
• Músicas;
• Filmes;
• Brincadeiras dirigidas;
• Recorte e colagem;
• Desenhos;
• Atividades de escrita espontânea e leitura;
• Criar coletivamente um mural que exponha as profissões que eles mais se interessam;
• Confeccionar uniformes com material reciclado;
• Montar um livrinho pessoal sobre o projeto, que contenha informações e imagens sobre a profissão dos pais e a que a criança pretende seguir e outras que se interessou;
• Entrevistas;
• Convidar profissionais para conversar com as crianças e interagir com elas;
Trabalho com histórias: Profissões, Quando eu crescer, Imitando as formigas. Construção de jogos referente as profissões, filme Bee Movie.