DIVERSIDADE HUMANA E  INCLUSÃO “TUDO BEM SER DIFERENTE”
                                                                	“ “Gosto da minha escola, de todos os colegas e professores, sou feliz aqui e estou aprendendo.”                                    
                                     Tiago de Lima- 2º ano | aluno(a) 
                                                                	“ “Acredito que a verdadeira inclusão acontece quando os direitos dos incluídos são plenamente respeitados. Passa também pela aceitação das diferenças e um trabalho focado no desenvolvimento das potencialidades dos envolvidos. Para mim,  inclusão pode ser entendida como : aceitação, respeito, ampliação de possibilidades e desenvolvimento de potencialidades.”                                    
                                     Margarete Jaqueline Barancelli - mãe de aluno | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como podemos incluir e conviver ...  todos os alunos na Escola?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A professora e os alunos (04 alunos Dow e um autista) da SRM, visitaram as salas de aula, entregaram um panfleto sobre inclusão, extensivo às famílias. História “Tudo bem ser diferente”, um quebra-cabeça de parte da história para montar e explanar para o grupo, a leitura e seu entendimento. Diálogo sobre como conviver com as diferenças, o respeito e atitudes com todas as pessoas, indiferente de cor, raça, gênero, classe social, ressaltando a importância do bom convívio. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Desenvolver a  inclusão, o respeito e  as boas  atitudes de convívio em grupo, através da ludicidade, da socialização, para integrar os alunos  com deficiências no ambiente escolar e familiar,  preparando-os  para a vida. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 O projeto terá o envolvimento dos alunos da Sala Multifuncional, professoras, monitoras, famílias, alunos da escola, Equipe Diretiva e a comunidade escolar. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 • Socialização;
• Inclusão e Ética;
• Construção de conhecimentos como: valores, atitude, respeito;
• Resolução de problemas, ambiente favorável à aprendizagem do brincar, desenvolvendo afeto, comunicação e convivência;
• Promover os vínculos de afetividade com os  diferentes.;
• Valores de cooperação e solidariedade
• Integração entre família, alunos e escola, reiterando a importância dos vínculos afetivos para o desenvolvimento infantil.  
ESTRATÉGIAS 
-Expedição investigativa- Realizada em vários espaços da escola.
-Contação de história.
-Jogo interativo, quebra cabeça.
-Observação dos recreios, envolvimento entre todos os alunos.
-Diálogo com os pais sobre inclusão.
-Atividades diversas na Sala de Recursos Multifuncional para integração e desenvolvimento da  aprendizagem dos alunos.