Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
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Projeto

DIVERSIDADE HUMANA E INCLUSÃO “TUDO BEM SER DIFERENTE” “Gosto da minha escola, de todos os colegas e professores, sou feliz aqui e estou aprendendo.”
Tiago de Lima- 2º ano | aluno(a)
“Acredito que a verdadeira inclusão acontece quando os direitos dos incluídos são plenamente respeitados. Passa também pela aceitação das diferenças e um trabalho focado no desenvolvimento das potencialidades dos envolvidos. Para mim, inclusão pode ser entendida como : aceitação, respeito, ampliação de possibilidades e desenvolvimento de potencialidades.”
Margarete Jaqueline Barancelli - mãe de aluno | responsável
Pergunta Exploratória

Como podemos incluir e conviver ... todos os alunos na Escola?

Expedição Investigativa

A professora e os alunos (04 alunos Dow e um autista) da SRM, visitaram as salas de aula, entregaram um panfleto sobre inclusão, extensivo às famílias. História “Tudo bem ser diferente”, um quebra-cabeça de parte da história para montar e explanar para o grupo, a leitura e seu entendimento. Diálogo sobre como conviver com as diferenças, o respeito e atitudes com todas as pessoas, indiferente de cor, raça, gênero, classe social, ressaltando a importância do bom convívio.

Objetivos

Desenvolver a inclusão, o respeito e as boas atitudes de convívio em grupo, através da ludicidade, da socialização, para integrar os alunos com deficiências no ambiente escolar e familiar, preparando-os para a vida.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto terá o envolvimento dos alunos da Sala Multifuncional, professoras, monitoras, famílias, alunos da escola, Equipe Diretiva e a comunidade escolar.

Articulação com o currículo

• Socialização;
• Inclusão e Ética;
• Construção de conhecimentos como: valores, atitude, respeito;
• Resolução de problemas, ambiente favorável à aprendizagem do brincar, desenvolvendo afeto, comunicação e convivência;
• Promover os vínculos de afetividade com os diferentes.;
• Valores de cooperação e solidariedade
• Integração entre família, alunos e escola, reiterando a importância dos vínculos afetivos para o desenvolvimento infantil.

ESTRATÉGIAS
-Expedição investigativa- Realizada em vários espaços da escola.
-Contação de história.
-Jogo interativo, quebra cabeça.
-Observação dos recreios, envolvimento entre todos os alunos.
-Diálogo com os pais sobre inclusão.
-Atividades diversas na Sala de Recursos Multifuncional para integração e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Patrícia Anversa

Turma
Sala de Recursos Multifuncional

Número de alunos
5

Educadores
Denise Maria Bordin Spadari

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Inclusão não é só garantir a presença dos alunos em sala de aula, é sim ,o atendimento à todas as necessidades apresentadas, respeitando as competências individuais de cada um favorecendo uma educação de qualidade para todos .”
Denise Maria Bordin Spadari | Professor(a)