Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

LEITORES EM AÇÃO Acho que o projeto é bom para a Escola. É importante mudar a biblioteca, a decoração, separar os materiais que não fazem parte da biblioteca, deixando mais espaço para mesas e cadeiras e para a leitura. O projeto é uma ótima ideia. Os livros que já existem para a troca são bons, mas poderia ter mais livros diferentes.
Luigi Covatti Esberce – 2º ANO | aluno(a)
O Projeto Revitalização da Biblioteca Escolar, em desenvolvimento pela equipe diretiva da Escola, está sendo muito importante, uma vez que as ações estão mobilizando na comunidade escolar, principalmente, nas crianças a ressignificação deste espaço. Através deste projeto e a parceira do PUFV, nossa biblioteca e ações pedagógicas ascendem para novas perspectivas, pois além de atender as exigências dos Planos de Estudo e PPP, incentivando o hábito de leitura, desenvolvendo a capacidade de pesquisa, fundamentalmente estão buscando ampliar o conhecimento dos que a utilizam.
Professora Camila Comin Bortolini | responsável
Pergunta Exploratória

O que o ambiente escolar nos conta sobre os leitores e leituras que aqui existem?

Expedição Investigativa

Na biblioteca da escola: gerar um olhar diferenciado sobre este lugar. Cada estudante faz a sua própria leitura deste ambiente, mas quais são elas? Ouvir as vozes sobre as leituras que a escola proporciona e quanto significativo elas são para os estudantes. É importante destacar que a exploração de um ambiente ganha outro sentido quando instigado e orientado, o lugar não é mais frequentado ao acaso, mas sim analisado de forma que as crianças possam intervir neste ambiente.

Objetivos

Instigar o desejo pela leitura, o gosto de ler por prazer, fazendo com que a escola seja um ambiente promotor da leitura.

Comunidade de Aprendizagem

Estudantes e professores da escola.

Articulação com o currículo

-Expressão oral.
-Conhecimento e ampliação do vocabulário.
-Expressividade e sequência lógica das ideias.
-Diferentes leituras de um texto (leitura dramatizada: chorando, rindo, soluçando, gaguejando, resmungando, bocejando).
-Regras do sistema alfabético de representação da língua escrita.
-Sinais de pontuação e sinais gráficos: ponto final, ponto de interrogação, ponto deexclamação, vírgula, dois pontos, aspas, travessão...
-Estrutura, estilo e conteúdo.
-Apreensão das ideias do texto.
-Apreensão das ideias do texto, fluência, ritmo e entonação.
-Desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade artística.
-Sequência lógica: início, meio e fim.
-Concordância nominal e verbal.
-Paragrafação, espaçamento entre as palavras, legibilidade e ortografia.
-Discurso direto e indireto.
-Fluência, objetividade e entonação adequada.
-Ampliação do vocabulário.
-Conjunto dos símbolos próprios da escrita.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO CECCONELO

Diretor
Patricia Salah Anversa

Turma
Educação Infantil: Pré A e Pré B, Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano: professores e alunos.

Número de alunos
140

Educadores
Diretora: Patricia Salah Anversa
Coordenadora Pedagógica do turno da manhã: Emanuelle Duarte
Coordenadora Pedagógica do turno da tarde: Marcia Correa König

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
A leitura é algo tão importante no processo de aprendizagem e a possibilidade de envolver a escola neste momento, valorizando as ideias e buscando incentivá-los ainda mais para a leitura é muito significativa, pois uma pessoa que tem o hábito de ler, que lê por prazer terá grande chance de se expressar melhor, defender seu ponto de vista, maior criatividade para escrever narrativas e outros gêneros textuais propostos, tanto em conteúdo como em estrutura, coesão e coerência.
Equipe Diretiva: Patricia Salah Anversa, Emanuelle Duarte, Márcia König C. dos Santos | Professor(a)