MÚSICA: ALEGRIA QUE CONTAGIA
“ “As aulas de música são muito legais. Aprendemos várias coisas.”
Artur Getelina | aluno(a)
“ “O projeto de música é muito importante, pois meu filho tem se mostrado muito satisfeito e interessado, sendo que enfatizou o uso diversificado de materiais de música.”
Iandra Getelina | responsável
Pergunta Exploratória
Que som é esse?
Expedição Investigativa
Observar, através de uma expedição, nas dependências da escola e seus arredores, os diferentes sons que nos rodeiam.
Objetivos
Promover a partir dos diversos sons e das músicas, a integração das crianças, dando-lhes oportunidade de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos dos anos iniciais, professores, família.
Articulação com o currículo
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas, uma vez que a musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, ritmo. O lúdico funcionará como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.
ESTRATÉGIAS
• Ouvir e cantar várias músicas;
• Conhecer e memorizar um repertório de músicas;
• Musicalizar histórias com instrumentos musicais;
• Música preferida do aluno;
• Brincadeiras musicais;
• Confecção de instrumentos musicais com reciclagens;
• Dança;
• Sensações musicais (o que sente ao ouvir a música);
• Usar os instrumentos livremente.