BRINQUEDOS E INVENCIONICES
“ “Foi muito divertido. Eu brinquei de cavalo, bastão e espada Samurai.”
Arthur E. Seeman | aluno(a)
“ “De grande valia! Minha filha chegou em casa muito contente e nos contou sobre as brincadeiras. Como hoje está tudo informatizado, traz benefícios enormes: brincadeiras saudáveis e na construção da imaginação e no desenvolvimento das crianças.”
Claudia | responsável
Pergunta Exploratória
Tudo pode virar brinquedo e brincadeira?
Expedição Investigativa
No pátio da escola, onde o ambiente estava organizado com materiais não estruturados (pedaços de madeira de diferentes tamanhos, formas, texturas e espessuras) as crianças foram convidadas e desafiadas a construirem seus brinquedos e brincadeiras.
Objetivos
Desenvolver as habilidades de coordenação motora ampla e fina, noção espacial, integração e socialização, autoconhecimento e autonomia, vivência do espírito de cooperação e desenvolvimento da imaginação, através da exploração dos materiais não estruturados e os mais diversos brinquedos e brincadeiras construídos ao longo do projeto.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, equipe diretiva, alunos e pais.
Articulação com o currículo
• Cooperação e solidariedade, responsabilidade, valores, coletividade e coleguismo.
• Matemática: noções de espaço, contagem oral, comparação, classificação e seriação.
• Consciência, expressão e postura corporal, equilíbrio dinâmico e estático.
• Construção de brinquedos pelas famílias.
• Linguagem: oralidade, atenção, compreensão, escuta, exposição das ideias com sequência lógica e objetividade, relatos de experiências.
• Linguagem artística: cantos, cantigas de roda, histórias, criatividade.
• Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente e reutilização de materiais.
ESTRATÉGIAS
• Brincadeiras com materiais não-estruturados.
• Construção pelos pais e educadores de brinquedos de madeira (cadeirinha, cavalinho de pau, carrinho de rolimã, ioiô, pião, mesinhas, carrinho de pau e lata, prateleiras, pé de pato, amarelinha com placas...).
• Brincadeiras de roda e com o material construído pelos pais.
• Registros das brincadeiras através de desenhos, gráficos, modelagem...