Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
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Projeto

BRINQUEDOS E INVENCIONICES “Foi muito divertido. Eu brinquei de cavalo, bastão e espada Samurai.”
Arthur E. Seeman | aluno(a)
“De grande valia! Minha filha chegou em casa muito contente e nos contou sobre as brincadeiras. Como hoje está tudo informatizado, traz benefícios enormes: brincadeiras saudáveis e na construção da imaginação e no desenvolvimento das crianças.”
Claudia | responsável
Pergunta Exploratória

Tudo pode virar brinquedo e brincadeira?

Expedição Investigativa

No pátio da escola, onde o ambiente estava organizado com materiais não estruturados (pedaços de madeira de diferentes tamanhos, formas, texturas e espessuras) as crianças foram convidadas e desafiadas a construirem seus brinquedos e brincadeiras.

Objetivos

Desenvolver as habilidades de coordenação motora ampla e fina, noção espacial, integração e socialização, autoconhecimento e autonomia, vivência do espírito de cooperação e desenvolvimento da imaginação, através da exploração dos materiais não estruturados e os mais diversos brinquedos e brincadeiras construídos ao longo do projeto.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, equipe diretiva, alunos e pais.

Articulação com o currículo

• Cooperação e solidariedade, responsabilidade, valores, coletividade e coleguismo.
• Matemática: noções de espaço, contagem oral, comparação, classificação e seriação.
• Consciência, expressão e postura corporal, equilíbrio dinâmico e estático.
• Construção de brinquedos pelas famílias.
• Linguagem: oralidade, atenção, compreensão, escuta, exposição das ideias com sequência lógica e objetividade, relatos de experiências.
• Linguagem artística: cantos, cantigas de roda, histórias, criatividade.
• Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente e reutilização de materiais.

ESTRATÉGIAS
• Brincadeiras com materiais não-estruturados.
• Construção pelos pais e educadores de brinquedos de madeira (cadeirinha, cavalinho de pau, carrinho de rolimã, ioiô, pião, mesinhas, carrinho de pau e lata, prateleiras, pé de pato, amarelinha com placas...).
• Brincadeiras de roda e com o material construído pelos pais.
• Registros das brincadeiras através de desenhos, gráficos, modelagem...


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Lizete Maass

Turma
Educação Infantil: PRÉ B

Número de alunos
17

Educadores
Leda Hanel Lang

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O ato de brincar é essencial para a saúde física e mental da criança. Objetiva-se oportunizar às crianças momentos de convivência saudável, amiga, cooperativa, criativa e construtiva. O brincar com materiais não estruturados, possibilita o desenvolvimento da inteligência, exigem a imaginação infantil, possibilitam a criança exercitar seu poder de tomar decisões, de expressar sentimentos, de interagir consigo e com o outro no ato da brincadeira.”
Leda Hanel Lang | Professor(a)