BRINQUEDOS E INVENCIONICES
                                                                	“ “Foi muito divertido. Eu brinquei de cavalo, bastão e espada Samurai.”                                    
                                     Arthur E. Seeman | aluno(a) 
                                                                	“ “De grande valia! Minha filha chegou em casa muito contente e nos contou sobre as brincadeiras. Como hoje está tudo informatizado, traz benefícios enormes: brincadeiras saudáveis e na construção da imaginação e no desenvolvimento das crianças.”                                    
                                     Claudia | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Tudo pode virar brinquedo e brincadeira?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 No pátio da escola, onde o ambiente estava organizado com materiais não estruturados (pedaços de madeira de diferentes tamanhos, formas, texturas e espessuras) as crianças foram convidadas e desafiadas a construirem seus brinquedos e brincadeiras. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Desenvolver as habilidades de coordenação motora ampla e fina, noção espacial, integração e socialização, autoconhecimento e autonomia, vivência do espírito de cooperação e desenvolvimento da imaginação, através da exploração dos materiais não estruturados e os mais diversos brinquedos e brincadeiras construídos ao longo do projeto. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Professores, equipe diretiva, alunos e pais. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 •	Cooperação e solidariedade, responsabilidade, valores, coletividade e coleguismo.
•	Matemática: noções de espaço, contagem oral, comparação, classificação e seriação.
•	Consciência, expressão e postura corporal, equilíbrio dinâmico e estático.
•	Construção de brinquedos pelas famílias.
•	Linguagem: oralidade, atenção, compreensão, escuta, exposição das ideias com sequência lógica e objetividade, relatos de experiências.
•	Linguagem artística: cantos, cantigas de roda, histórias, criatividade.
•	Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente e reutilização de materiais.
ESTRATÉGIAS 
•	Brincadeiras com materiais não-estruturados.
•	Construção pelos pais e educadores de brinquedos de madeira (cadeirinha, cavalinho de pau, carrinho de rolimã, ioiô, pião, mesinhas, carrinho de pau e lata, prateleiras, pé de pato, amarelinha com placas...).
•	Brincadeiras de roda e  com o material construído pelos pais.
•	Registros das brincadeiras através de desenhos, gráficos, modelagem...