VIRA VIRA BRINCADEIRA
“ “Adorei brincar com o meu cavalo Faísca”.
Murilo Cecílio Dall’ Agnol | aluno(a)
“ “Acho de extrema importância estimular as crianças de hoje com brinquedos lúdicos, aprender de onde vem as coisas e para onde vão. Tirá-las do celular, da frente da TV e demonstrar que elas tem capacidade de se divertirem, inventarem, aprenderem coisas novas, pois isso só vai acrescentar ara se tornarem pessoas melhores.”
Bruna Kesterke | responsável
Pergunta Exploratória
Tudo pode virar brinquedo e brincadeira?
Expedição Investigativa
No pátio da escola: ambiente organizado com materiais não estruturados (pedaços de madeira de diferentes tamanhos, formas, texturas e espessuras) - crianças convidadas e desafiadas a construirem seus brinquedos e brincadeiras.
Objetivos
Desenvolver as habilidades de coordenação motora ampla e fina, noção espacial, integração e socialização, autoconhecimento e autonomia, vivência do espírito de cooperação e desenvolvimento da imaginação, através da exploração dos materiais não estruturados e os mais diversos brinquedos e brincadeiras construídos ao longo do projeto.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, equipe diretiva, alunos e pais.
Articulação com o currículo
• Cooperação e solidariedade, responsabilidade, valores, coletividade e coleguismo.
• Matemática: noções de espaço, contagem oral, comparação, classificação e seriação.
• Consciência, expressão e postura corporal, equilíbrio dinâmico e estático.
• Construção de brinquedos pelas famílias.
• Linguagem; oralidade, atenção, compreensão, escuta, exposição das ideias com sequência lógica e objetividade, relatos de experiências.
• Linguagem artística: cantos, cantigas de roda, histórias, criatividade.
• Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente e reutilização de materiais.
ESTRATÉGIAS
•Brincadeiras com materiais não-estruturados.
•Construção pelos pais e educadores de brinquedos de madeira (cadeirinha, cavalinho de pau, carrinho de rolimã, ioiô, pião, mesinhas, carrinho de pau e lata, prateleiras, pé de pato, amarelinha com placas...).
•Brincadeiras com o material construído pelos pais.
•Registros das brincadeiras através de desenhos, gráficos, modelagem...
•Brincadeiras de roda