Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

VIRA VIRA BRINCADEIRA “Adorei brincar com o meu cavalo Faísca”.
Murilo Cecílio Dall’ Agnol | aluno(a)
“Acho de extrema importância estimular as crianças de hoje com brinquedos lúdicos, aprender de onde vem as coisas e para onde vão. Tirá-las do celular, da frente da TV e demonstrar que elas tem capacidade de se divertirem, inventarem, aprenderem coisas novas, pois isso só vai acrescentar ara se tornarem pessoas melhores.”
Bruna Kesterke | responsável
Pergunta Exploratória

Tudo pode virar brinquedo e brincadeira?

Expedição Investigativa

No pátio da escola: ambiente organizado com materiais não estruturados (pedaços de madeira de diferentes tamanhos, formas, texturas e espessuras) - crianças convidadas e desafiadas a construirem seus brinquedos e brincadeiras.

Objetivos

Desenvolver as habilidades de coordenação motora ampla e fina, noção espacial, integração e socialização, autoconhecimento e autonomia, vivência do espírito de cooperação e desenvolvimento da imaginação, através da exploração dos materiais não estruturados e os mais diversos brinquedos e brincadeiras construídos ao longo do projeto.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, equipe diretiva, alunos e pais.

Articulação com o currículo

• Cooperação e solidariedade, responsabilidade, valores, coletividade e coleguismo.
• Matemática: noções de espaço, contagem oral, comparação, classificação e seriação.
• Consciência, expressão e postura corporal, equilíbrio dinâmico e estático.
• Construção de brinquedos pelas famílias.
• Linguagem; oralidade, atenção, compreensão, escuta, exposição das ideias com sequência lógica e objetividade, relatos de experiências.
• Linguagem artística: cantos, cantigas de roda, histórias, criatividade.
• Natureza e sociedade: cuidado com o meio ambiente e reutilização de materiais.

ESTRATÉGIAS
•Brincadeiras com materiais não-estruturados.
•Construção pelos pais e educadores de brinquedos de madeira (cadeirinha, cavalinho de pau, carrinho de rolimã, ioiô, pião, mesinhas, carrinho de pau e lata, prateleiras, pé de pato, amarelinha com placas...).
•Brincadeiras com o material construído pelos pais.
•Registros das brincadeiras através de desenhos, gráficos, modelagem...
•Brincadeiras de roda


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AURÉLIO CASTELLI

Diretor
Lizete Maass

Turma
Educação Infantil: PRÉ A

Número de alunos
20

Educadores
Morgana Tisoco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estação

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTAÇÃO

Apoiadores
SMECD E SICREDI

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Brincar com materiais não estruturados possibilita à criança criar, estimular a imaginação, realizar escolhas e tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com os outros, enfim, aprender e desenvolver habilidades. Estar observando, mediando e vivenciando junto às crianças, mostrou um momento desafiador e estimulante, auxiliando-os na construção de significados.”
Morgana Tisoco | Professor(a)