O CORPO CONTA A SUA HISTÓRIA
“ “Adoro as aulas de educação física, fazer exercícios faz bem à saúde e deixa a gente melhor. Todos adoramos as atividades de correr, pular, rolar e brincar, isso vai fazer a gente ficar melhor.”
Murilo | aluno(a)
“ “Penso que a psicomotricidade na escola contribui muito no processo de ensino aprendizagem das crianças, pois quando ocorrem falhas no desenvolvimento motor poderá também ocorrer falhas na aquisição da linguagem verbal e escrita, além de auxiliar os alunos a aprimorar sua atenção, concentração, memória e autoestima.”
Lizete | responsável
Pergunta Exploratória
Como posso aprender brincando?
Expedição Investigativa
Pracinha Municipal de Estação.
Objetivos
Trabalhar a relação entre corpo e mente de forma articulada por meio da psicomotricidade, buscando contribuir para o desenvolvimento global das crianças, levando a vivências significativas tanto motoras quanto cognitivas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da turma do 2º ano e professora, comunidade, famílias.
Articulação com o currículo
• Percepção, forma, tamanho, volume, temperatura, consciência, cor e características do próprio corpo.
• Postura: experimentação do equilíbrio corporal a partir de formas simétricas do corpo.
• Lateralidade, articulação, flexibilidade.
• Exercícios de locomoção
• Brincadeiras
• Coordenação motora
• Circuitos.
• Exercícios de ordem e atenção.
• Jogos de regras simples.
• Ginástica básica.
• Exercícios de alongamento, relaxamento e respiratório.
ESTRATÉGIAS
- Caminhar
- Correr
- Saltar
- Pular
- Rastejar
- Engatinhar
- Rolar
- Freio inibitório
- Arremessar
- Rebater
- Chutar
- Girar
- Pendurar-se
- Arrastar
- Jogos de regras simples
- Brincadeiras cantadas
-Músicas